Montemor-o-Velho abriu este sábado o Castelo Mágico, palco de um dos eventos natalícios já tradicionais no Baixo Mondego e que decorrerá até 29 de Dezembro.
O Castelo Mágico está aberto das 10h00 às 19h00 e a subida até ao Castelo pode ser feita no Comboio Mágico, pelas escadas rolantes, ou a pé pelas ruelas da vila.
Este sábado, o presidente da Câmara entregou a chave do Castelo de Montemor-o-Velho ao Nico, momento simbólico que marcou o início de mais uma edição deste parque de Natal que este ano tem novidades, como o Air Bungee, que promete saltos cheios de adrenalina, e o Expresso da Lapónia, um comboio mágico que leva os mais pequenos numa viagem à terra do Pai Natal. As personagens Bluey e Bingo, fenómeno da Disney, fazem a sua estreia com apresentações e encontros no dia 7 de Dezembro.
As mascotes já familiares, como Nico, a Infanta D. Teresa, o Abade e a Lontra Morinha, animam o evento, ao lado de presenças especiais: Ladybug e Cat Noir (15 de Dezembro) e Masha e o Urso (22 de Dezembro).
Entre as atracções favoritas estão a pista de patinagem, insufláveis, carrossel parisiense, arborismo, casa do Pai Natal, espectáculos teatrais e flash dances. A programação diária inclui momentos como o espectáculo Natal Doce Natal, que celebra o espírito natalício.
Mantendo o compromisso de acessibilidade, os preços dos bilhetes não sofrem alterações. Mais ainda, as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho têm entrada gratuita durante visitas escolares e recebem vouchers para regressar com as famílias.
O evento tem vindo a consolidar-se como um pilar no calendário turístico e económico da região Centro. Além das actividades dentro do Castelo, os visitantes são convidados a explorar o centro histórico de Montemor-o-Velho, aproveitar o comércio local e desfrutar da viagem no Comboio Mágico, que circula gratuitamente entre a vila e o Castelo.
Na sessão de abertura do Castelo Mágico falou Tiago Castelo Branco, da MOT, produtora responsável pelo evento, Eduardo Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, no âmbito de uma parceria existente com o Município de Montemor-o-Velho que permite aos visitantes passarem pelo Castelo Mágico e também pelo Penela Presépio, e, ainda, Nuno Gonçalves, director do Portugal dos Pequenitos, igualmente parceiro deste evento.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, considera que este evento tem “um encanto diferente por se realizar no Castelo, com um encanto próprio, de grande simbolismo e que ganha magia especial com o Natal”