Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escolha do candidato à Câmara de Condeixa cobiçada pela Distrital do PS

29 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Escolha do candidato à Câmara de Condeixa cobiçada pela Distrital do PS

 

A Comissão Política Concelhia do PS de Condeixa-a-Nova antecipou para dia 3 de Dezembro a aprovação da candidata à Câmara, depois de a Distrital socialista ter marcado para o dia seguinte uma reunião para avocar o processo.

Liliana Pimentel, a presidente da Concelhia do PS de Condeixa, referiu ao “Campeão” que aquele órgão “não abdica de fazer as escolhas que são da sua competência” e estranha que a Federação Distrital “esteja a amputar o caminho normal, estabelecido nos Estatutos do partido”.

Inicialmente, a reunião do órgão concelhio do PS de Condeixa-a-Nova para indigitação da candidatura à presidência da Câmara estava marcada para 5 de Dezembro. Contudo, como o presidente da Mesa da Comissão Política de Federação, Pedro Coimbra, convocou uma reunião extraordinária do órgão distrital para dia 4 de Dezembro, a Concelhia de Condeixa antecipou a sessão para a próxima terça-feira, dia 3.

A convocatória para a reunião extraordinária da Comissão Política da Federação do PS, no dia 4 de Dezembro, pelas 21h00, no Hotel D. Luís, em Coimbra, tem como ponto único da ordem de trabalhos a “apreciação, discussão e votação da Avocação do Processo de Designação dos candidatos autárquicos municipais a encabeçar as listas no Concelho de Condeixa-a-Nova – Autárquicas 2025 (Número 3 do Artigo 67.º dos Estatutos do PS – Partido Socialista)”.

“Há dirigentes distritais que não querem que a Comissão Política Concelhia, democraticamente eleita, escolha o candidato à Câmara de Condeixa-a-Nova, como é normal e está nos Estatutos”, aponta Liliana Pimentel, acusando a Federação, que é presidida por João Portugal, de ter “um tratamento diferenciado”.