Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alterações de trânsito em Penela devido à requalificação da Praça do Município

29 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Alterações de trânsito em Penela devido à requalificação da Praça do Município

A partir do próximo dia 2 de Dezembro, o município de Penela implementará novas alterações no trânsito, como parte dos trabalhos finais de pavimentação no âmbito da requalificação da Praça do Município. Estas mudanças afectarão o acesso aos Paços do Concelho e ao novo estacionamento da vila, com um período estimado de uma semana.

Durante este período, a Rua dos Paços do Concelho será encerrada para repavimentação. Esta rua, que nas últimas semanas tem estado em circulação no sentido ascendente (ao contrário do habitual), será fechada ao trânsito. O acesso aos Paços do Concelho e ao novo estacionamento deverá ser feito através da Rua Dom Afonso Henriques, com entrada pela Praça da República.

Adicionalmente, a rua da Filarmónica passará a ter dois sentidos de circulação, incluindo o piso zero do novo estacionamento. A Rua do Sol permanecerá encerrada ao tráfego, com acesso apenas permitido a residentes, veículos de emergência e viaturas da obra.

A obra, da responsabilidade da empresa Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda., inclui a demolição de um muro degradado e a construção de um novo estacionamento público com cerca de 60 lugares. Este novo estacionamento, distribuído em dois níveis, visa melhorar as condições de estacionamento e acessibilidade, nomeadamente para os Paços do Concelho, o Castelo de Penela e a Igreja Santa Eufémia. A intervenção contempla ainda a criação de lugares destinados a pessoas com mobilidade condicionada e a adaptação dos acessos pedonais de acordo com a legislação em vigor.

A requalificação também implica a modernização das infra-estruturas das redes eléctrica, de águas pluviais e de águas residuais. O projecto é financiado em 85% por fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um apoio FEDER de 1.209.317,88 euros, enquanto a contrapartida nacional é garantida pela autarquia, que obteve o financiamento através da Linha BEI PT 2020.