O Pavilhão Multiúsos de Febres, em Cantanhede, vai receber, no sábado, a apresentação da Associação Cultural Cândido Ferreira (ACAF), num evento que homenageia este médico e escritor e que reúne música e cultura.
A ACAF tem como objectivo a realização de actividades culturais, incluindo conferências, publicação de estudos e livros, de sítios na Internet e outros instrumentos adequados à promoção do património cultural e artístico do âmbito da etnografia, da arte ou de actividades afins, revela a Câmara de Cantanhede.
Fundada a 12 de Setembro de 2023, por um grupo de amigos que, em encontros regulares com Cândido Ferreira, discutiam assuntos da vida cultural e social da região da Gândara, de Coimbra e de todo o país, a ACAF tem ainda como propósito promover o intercâmbio cultural e o estabelecimento de protocolos ao serviço da divulgação e dinamização da cultura e da arte.
No sábado, a apresentação da ACAF conta com a realização do concerto “Encanto pela Liberdade”, da Orquestra Sinfónica Amasing, com a participação do Coral Caetanense, das Pequenas Vozes de Febres e do Orfeão Vox Caeli de Cantanhede. O programa inclui também um momento de recitação de poesia e documentários sobre a Revolução de Abril de 1974.
Natural de Febres, no concelho de Cantanhede, Cândido Ferreira faleceu a 21 de Março de 2023, aos 74 anos, e teve uma carreira de referência na medicina, área na qual se licenciou, em 1973, pela Universidade de Coimbra.
Especialista em nefrologia, destacou-se ainda pela actividade político-partidária, mas também enquanto escritor de romances, contos, crónicas e ensaios, sendo membro da Associação Portuguesa de Escritores. Dou o espólio que está no recém-inaugurado Museu de Artre e do Coleccionismo de Cantanhede.
O evento conta com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e da Freguesia de Febres, assim como o apoio da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres.