Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plano de valorização do património romano de 1,8 milhões de euros recebe aprovação

27 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Plano de valorização do património romano de 1,8 milhões de euros recebe aprovação

O consórcio PROVERE Portugal Romano aprovou, na terça-feira (26), um plano de acção no valor total de 1,8 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões são co-financiados pelos fundos PROVERE. O plano visa potenciar a valorização do património romano, com foco na região de Conimbriga, destacando-se pelo seu grande achado arqueológico romano. A aprovação decorreu durante a reunião do Conselho Geral do consórcio no Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova.

“Para quem tem no seu território o maior achado arqueológico romano que é Conimbriga e encontrando-nos no Museu PO.RO.S, considerado um exemplo de valorização cultural e turística da herança romana que nos é comum, este é um momento de particular satisfação e felicidade, porque estamos a dar mais um passo em frente neste projeto regional de valorização de um património que, na minha opinião, não tem ainda o reconhecimento que lhe é devido a nível nacional”, destacou Nuno Moita, autarca de Condeixa e presidente da Associação Portugal Romano, que lidera o referido consórcio.

O plano “PROVERE – Roma ao Centro” inclui cinco projectos e treze acções, com uma abordagem integrada e inovadora, para melhorar a competitividade e atractividade do território. Entre os investimentos mais significativos está o “Centro Museum” (216.000 euros), que reforçará a conexão de museus e sítios de interesse, e o “ImperiumFest – Plano de animação cultural” (220.000 euros), que promoverá um evento itinerante. Também se destaca o projecto “Scientia” (290.000 euros), que promove a valorização do legado alimentar e artístico romano, e o “CREARE” (298.230 euros), que incentivará o empreendedorismo e inovação em produtos turísticos regionais.