Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Mira apresenta Espaço Maia Alcoforado na Biblioteca Municipal

22 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Município de Mira apresenta Espaço Maia Alcoforado na Biblioteca Municipal

No próximo dia 29 de Novembro, às 17h30, o Município de Mira irá inaugurar o Espaço Maia Alcoforado, localizado na Biblioteca Municipal de Mira. Este espaço é um tributo ao republicano e antifascista José Francisco de Paula da Ressurreição Oliveira Maia Alcoforado, que viveu em Mira durante grande parte da sua vida e ali faleceu.

A inauguração do espaço será também um reconhecimento pelos herdeiros de Maia Alcoforado, que doaram ao Município o seu espólio bibliográfico, permitindo a preservação da sua vasta biblioteca pessoal. O acervo inclui obras autografadas, bem como publicações de grande relevância para os ideais republicanos e antifascistas defendidos pelo autor, jornalista e político. Maia Alcoforado colaborou com publicações de renome, como O Século, O Primeiro de Janeiro e O Diário de Coimbra, e dirigiu o jornal local A Razão.

Entre os livros que integram o espólio encontram-se as suas obras mais conhecidas, como Cartas que Vogam (1923), Crónicas de Qualquer Dia (1925) e A Corografia e o Desporto (1946). Natural de Panóias, Ourique, e falecido em Mira em 1974, Maia Alcoforado foi um defensor fervoroso da liberdade e dos valores republicanos, tendo participado na 1ª Guerra Mundial e colaborado na construção do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em Mira.

Durante a cerimónia de apresentação do Espaço Maia Alcoforado, será ainda feita a distribuição da reedição da obra À Boca Pequena, um livro de crónicas da autoria de Maia Alcoforado, que foi alvo de censura durante o Estado Novo. Esta reedição integra a colecção Biblioteca da Censura e será distribuída em conjunto com o Jornal O Público.

Esta iniciativa faz parte das comemorações do Município de Mira pelos 50 anos do 25 de Abril de 1974.