Coimbra  26 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vinte em cada 100 alunos de famílias desfavorecidas chumbam

21 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Vinte em cada 100 alunos de famílias desfavorecidas chumbam

Vinte em cada 100 alunos provenientes de famílias desfavorecidas chumbam de ano durante o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A conclusão foi divulgada pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social.

O estudo envolveu 10 mil estudantes e destaca “a desigualdade no sucesso escolar, associando as dificuldades económicas ao impacto no desempenho académico”.

De acordo com a análise, os alunos que usufruíram de programas de apoio escolar “registaram melhorias significativas nos resultados, evidenciando a importância de medidas que promovam a igualdade de oportunidades no percurso educativo”.

Realizada entre 2020 e 2023, a investigação dá ainda conta de que “no 2.º ciclo os alunos de classe média-baixa apresentam uma taxa de transição de 96,4%.”. Já no 3.º ciclo “a mesma classe apresenta uma taxa de passagem de ano de 83,8%”.

A este propósito, o director geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, conclui que “a educação é a chave para a mobilidade social e a EPIS continuará a trabalhar para garantir que todos os jovens tenham a oportunidade de alcançar o seu pleno potencial”.

A EPIS tem como principal missão promover a inclusão social em Portugal, estando a desenvolver vários projectos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar”.