O Executivo Municipal de Cantanhede aprovou na quarta-feira, 20 de Novembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, num total de 52 milhões de euros, mais 9,5 milhões (+22,5%) face ao ano anterior. Os documentos seguem agora para votação na Assembleia Municipal.
A presidente da Câmara, Helena Teodósio, destaca que o orçamento reflecte “a exigência de assegurar eficiência na execução” das novas responsabilidades assumidas pela autarquia, incluindo a renovação do parque escolar e da rede de cuidados de saúde primários, com obras como a requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria e o Centro de Saúde de Cantanhede. Estes projectos estruturantes, com financiamento assegurado, somam 13 milhões de euros.
Nas despesas de capital, estão previstos outros 11 projectos, no valor de 16,2 milhões, aguardando homologação, e 5,6 milhões dedicados à requalificação da rede viária. Já a despesa corrente cresce 9,6%, atingindo 8,6 milhões, com destaque para iluminação pública e refeições escolares.
O orçamento destina 56% às funções sociais, como educação e cultura, e 32% às funções económicas, incluindo turismo e transportes. Helena Teodósio sublinha ainda o “trabalho das equipas municipais na captação de fundos através do PRR e Portugal 2030”.