A Câmara Municipal de Penela aprovou a abertura de um procedimento para a contratação de um Plano de Saúde destinado aos cerca de 5.400 habitantes do concelho. O plano oferecerá descontos em serviços de saúde complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). A proposta foi aprovada por maioria, com os votos a favor do Partido Socialista e uma abstenção e um voto contra dos eleitos pelo Partido Social Democrata.
O presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, sublinhou que esta medida, um compromisso assumido em 2021, visa proporcionar cuidados de saúde a preços reduzidos, sem prejudicar o SNS. “Este plano será complementar ao SNS e representa um esforço significativo para melhorar os cuidados de saúde primários em Penela”, afirmou. Além disso, destacou o financiamento de 1,9 milhões de euros para a requalificação do Centro de Saúde local.
O plano, com um custo base de 58.806 euros, incluirá descontos significativos em consultas e outros serviços médicos, como clínicas gerais, oftalmologia e psicologia. Também prevê descontos de até 35% em exames e farmácias convencionadas, além de acesso ilimitado a medicina dentária.
A adesão será gratuita para os residentes de Penela e seus descendentes menores de 18 anos, e o plano deverá estar disponível a partir de meados de 2025.