Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo reserva 45 milhões para a construção da nova maternidade de Coimbra

20 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Governo reserva 45 milhões para a construção da nova maternidade de Coimbra

O Orçamento de Estado (OE) para 2025 contempla a atribuição de 45 milhões de euros para a construção da nova maternidade de Coimbra, cuja obra está prevista para ser lançada no próximo ano, conforme anunciou o Ministério da Saúde.

Este investimento, que visa substituir as duas maternidades actualmente em funcionamento na cidade, é um dos cinco projectos de grande envergadura a nível nacional, com um total de 893 milhões de euros, anunciados pelo Governo para 2025.

De acordo com uma fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o concurso público para a construção da nova maternidade será lançado em Fevereiro de 2025, com um orçamento estimado em cerca de 55 milhões de euros, já com IVA incluído.

A nova maternidade será construída nas imediações dos Hospitais da Universidade de Coimbra, sendo há muito solicitada pela região, que enfrenta um processo que tem vindo a ser adiado ao longo dos anos. Em 2021, o Governo chegou a prever a inauguração para 2024, e em 2023, esperava-se que o concurso fosse lançado no primeiro trimestre de 2024.

No dia 28 de Outubro, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou que a construção da nova maternidade em Coimbra é uma “necessidade absoluta” para a região Centro, sublinhando que o projecto figura como prioridade no relatório do Orçamento do Estado. Durante a assinatura pública dos memorandos de entendimento para o programa “Be a Mom” no Serviço Nacional de Saúde, realizado em Coimbra, a ministra reiterou a importância da maternidade, referindo que “não é apenas um sonho de há muito tempo, mas uma necessidade absoluta para a região”.

A nova infra-estrutura visa melhorar as condições de atendimento e garantir mais eficácia e segurança para as grávidas e recém-nascidos da região Centro.