Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Petição que pede classificação da obra de José Mário Branco entregue na AR

19 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Petição que pede classificação da obra de José Mário Branco entregue na AR

Um grupo de cidadãos entregou, hoje (19), na Assembleia da República, em Lisboa, uma petição que solicita a classificação da obra de José Mário Branco como sendo de interesse nacional. O documento conta com cerca de 5.200 assinaturas.

A este propósito, o músico e produtor musical Vítor Sarmento fala em “duplo simbolismo” na data escolhida para a entrega da petição. Em declarações à agência Lusa refere que este dia coincide com o quinto aniversário da morte do cantautor. Além disso, este é também o ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril. Recorde-se que José Mário Branco deu voz a algumas canções que, até hoje, são associadas a esse período da história nacional.

De acordo com Vítor Sarmento, – um dos promotores da petição -, José Mário Branco “tem uma obra inexcedível para além da musica”, justificando, assim, a necessidade da classificação de interesse nacional “à semelhança do que já aconteceu com a obra de José Afonso”.

“Para nós, músicos, e outros intervenientes que lançaram a petição, há um ano, é de muita importância porque reconhecemos, todos nós, na obra de José Mário Branco, uma obra essencial para a música portuguesa e sua actualidade”, sublinha Vítor Sarmento.

A petição foi entregue, pelas 11h30, à vice-presidente do parlamento Teresa Morais, tendo sido também enviada uma cópia do documento ao Ministério da Cultura. Além de Vítor Sarmento, também o fadista Marco Oliveira, a produtora e programadora cultural Lurdes Nobre e o investigador João Carlos Callixto integram o grupo que entregou o documento.

A petição pública foi lançada em Novembro do ano passado. A ideia partiu de 39 pessoas ligadas à música nacional, que pretendem que a obra de José Mário Branco seja reconhecida como património cultural português.