Coimbra  26 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gonçalo Byrne assume reformulação do projecto da Associação Académica de Coimbra

19 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Gonçalo Byrne assume reformulação do projecto da Associação Académica de Coimbra

A Universidade de Coimbra contratou o arquitecto Gonçalo Byrne, por meio de um ajuste directo no valor de meio milhão de euros, para reformular e actualizar o projecto elaborado há cerca de 15 anos, com vista à requalificação do complexo arquitectónico da Associação Académica de Coimbra (AAC). O contrato foi publicado na passada sexta-feira no portal de contratação pública Base.

O objectivo da intervenção é não só actualizar o projecto de execução da requalificação do complexo, construído em 1954 e assinado pelos arquitectos Alberto José Pessoa e João Abel Manta, como também rever outras especialidades, como paisagismo, redes de água e esgotos, e o projecto de elevadores. O edifício principal da AAC, com cinco pisos, conta actualmente apenas com dois pisos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

A intervenção inclui não apenas a sede da AAC e diversas secções culturais, desportivas e de organismos autónomos, mas também áreas circundantes, como os jardins e a zona das cantinas, onde, em 2023, caiu uma pala de betão.

A reitoria da UC não avançou uma estimativa do custo global das obras de requalificação nem o prazo exacto para o início da execução, embora tenha confirmado que Gonçalo Byrne terá 420 dias para concluir a reformulação do projecto. Quanto ao financiamento, a Universidade indicou que, dada a natureza estrutural da intervenção, será necessário recorrer a todas as oportunidades de financiamento disponíveis, incluindo, possivelmente, o actual quadro comunitário.

A necessidade de requalificação do complexo, especialmente do edifício principal, é uma reivindicação antiga da AAC e dos estudantes, que já beneficiaram de uma empreitada recente de cerca de 200 mil euros para resolver problemas de infiltrações.