Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Águas do Centro Litoral assinala Dia Mundial do Saneamento

18 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Águas do Centro Litoral assinala Dia Mundial do Saneamento

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Saneamento, a Águas do Centro Litoral inaugura totens, com intuito de reconhecer a dedicação e missão de todos os trabalhadores que, diariamente, contribuem por um ambiente melhor.

Paralelamente, dinamiza, online, uma actividade de sensibilização e educação ambiental, em conjunto com várias empresas do Grupo Águas de Portugal.

No âmbito das comemorações dos 25 anos da Águas do Centro Litoral, nomeadamente das empresas extintas SimRia (1997) e SimLis (1999), e com intuito de reconhecer o empenho diário de todos os trabalhadores da AdCL em prol de um serviço essencial para a qualidade de vida e do ambiente, a Águas do Centro Litoral inaugura um totem, em cada polo da empresa, onde consta as assinaturas de todos os que fazem parte da Empresa, sempre no “Lado Certo da História”.

Esta estrutura durável e simbólica funcionará como um símbolo tangível desse sucesso, representando a história e o crescimento da empresa ao longo de duas décadas e meia, sendo, também, uma forma de reconhecer e eternizar a contribuição de cada trabalhador no percurso da empresa.

Estão previstas três acções, no próximo dia 19 de Novembro, na ETAR de Cacia, na ETAR das Olhalvas e na ETA do Boavista, onde as actividades serão centradas nos trabalhadores, actuais e antigos, com o intuito de reconhecer a dedicação à missão das empresas, com o lema “eu estive aqui e fiz parte desta história”. Os convites foram, também, alargados aos antigos administradores das empresas e todos os accionistas do Sistema Multimunicipal do Centro Litoral.

Em complemento, a AdCL convidou duas personalidades nacionais, com notoriedade, para reforçar o papel dos trabalhadores na missão essencial que prestam à sociedade.

Empresas juntas pela sensibilização e educação

No Dia Mundial do Saneamento, a Águas do Centro Litoral reforça, também, a necessidade de consciencialização e sensibilização sobre o que não deve ir para o esgoto. Produtos como óleos, medicamentos, plásticos, toalhete e outros materiais não biodegradáveis podem causar sérios danos aos sistemas de saneamento e ao meio ambiente. A empresa promove a educação ambiental como um passo fundamental para a preservação dos recursos hídricos

Nesse sentido, e em parceria com as empresas do Grupo Águas de Portugal, a AdCL convida toda a comunidade escolar para assinalar o Dia Mundial do Saneamento e participar na Oficina Experimental de Ciência, online.

No dia 22 de Novembro, a partir das 9h30, 10 empresas de Norte a Sul de Portugal convocam os alunos e docentes, a nível nacional, a participar numa oficina simples e divertida onde a “Magia é Ciência”, onde se pretende inspirar para o Valor da Água e para a Sustentabilidade do Planeta.

As várias empresas juntam-se neste dia para esclarecer e educar sobre os resíduos sólidos que não podem ser colocados no esgoto, tendo como objectivo “comunicar para compreender. agir para mudar”.

Saneamento em toda a região

A nível de saneamento de águas residuais, a Águas do Centro Litoral serve os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares, correspondendo a uma população abrangente de cerca de 722 mil habitantes-equivalentes.

Quanto às infra-estruturas de saneamento, a AdCL construiu e reabilitou ETAR e estações elevatórias (EE) que garantem a recolha e tratamento adequado das águas residuais. Os números dão a ideia da dimensão da actividade da AdCL:

67 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)

872 km de condutas de transporte

159 Estações elevatórias (EE)

2 Emissários submarinos

98,6 mil m3 de efluente tratados diariamente