Cantanhede destacou-se em 2023 como o município da região de Coimbra com maior equilíbrio orçamental, ocupando o 28.º lugar no ranking nacional de taxa de cobertura da receita corrente sobre a despesa corrente e amortizações de empréstimos a médio e longo prazo. Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, a autarquia subiu dois lugares face a 2022 e alcançou um saldo positivo de 6,2 milhões de euros, superando em 1,6 milhões o resultado do ano anterior.
Helena Teodósio, presidente da Câmara, atribui o desempenho ao rigor no planeamento e execução do orçamento e às adaptações às novas competências transferidas da Administração Central.
No relatório, Cantanhede também se destacou no valor de participações financeiras no capital de outras entidades, ocupando o 20.º lugar nacional, com 31,5 milhões de euros. A INOVA-EM, empresa municipal, foi apontada como uma das mais rentáveis, com um resultado positivo de 475 mil euros, uma subida de 380 mil face a 2022.
A autarquia encerrou 2023 com um saldo de gerência de 2,64 milhões de euros e um prazo médio de pagamento a fornecedores de 20 dias.