Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis celebra o espírito comunitário com árvore de Natal solidária

14 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Góis celebra o espírito comunitário com árvore de Natal solidária

A autarquia de Góis lançou este ano um apelo à solidariedade e ao espírito comunitário, desafiando a população a colaborar na decoração de uma imponente estrutura de Natal. Com 7 metros de altura e 2,80 metros de diâmetro na base, a árvore será uma homenagem à Agenda 2030 e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com um foco especial na participação de todos os sectores da comunidade.

Os resultados da iniciativa superaram todas as expectativas iniciais. Até à data, 143 participantes individuais, juntamente com 5 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, contribuíram com 902 quadrados solidários, além de 27 estrelas, 17 bolas e 61 outros acessórios decorativos. Estes materiais, que darão forma à árvore, serão complementados com uma série de outros adereços que irão ornamentar a vila de Góis durante a época natalícia.

A iniciativa, que inicialmente contava com a colaboração dos participantes dos projectos “Clube da Malha e dos Lavores” e “Ecos de Passado: Artes Manuais e Decoração”, dinamizados pelo Serviço de Turismo e Acção Cultural, com o apoio da artesã Amélia Neves, contou com um apoio ainda mais significativo por parte da comunidade local. Goienses, tanto residentes como naturais, contribuíram em grande número, com participações vindas de várias partes do país e até do estrangeiro.

Mais do que um simples projecto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária visa envolver toda a população numa estratégia que promove o envelhecimento activo e reforça a identidade cultural da região. A iniciativa também tem como objectivo valorizar o património cultural imaterial de Góis, apostando na colaboração das IPSS para que o trabalho realizado junto dos seniores institucionalizados se traduza numa grande obra colectiva.