Coimbra  19 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro 2030 lança concurso para criação de emprego e atrair residentes para o Pinhal Interior

13 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Centro 2030 lança concurso para criação de emprego e atrair residentes para o Pinhal Interior

O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso com uma dotação de um milhão de euros para apoiar projectos de criação de emprego no Pinhal Interior, visando tanto a criação de novas empresas quanto a geração de emprego em empresas já existentes. O objectivo é incentivar a contratação de pessoas à procura de emprego, incluindo jovens, desempregados de longa duração e pessoas inactivas, além de apoiar a criação do próprio emprego. O programa também prevê apoio a indivíduos que queiram mudar-se para os territórios do Pinhal Interior e trabalhar na região.

Este concurso insere-se na Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior, do Programa Regional Centro 2030, e faz parte do Plano de Revitalização do Pinhal Interior. Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, destacou que os apoios têm como objectivo “tornar o Pinhal Interior mais dinâmico em termos de geração de emprego, incentivando a contratação de pessoas que venham trabalhar e residir para este território”, em resposta às questões demográficas da região, como o envelhecimento populacional e a escassez de mão-de-obra local.

Os apoios abrangem um vasto território, que inclui os municípios de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares. Também estão incluídas freguesias dos municípios de Castelo Branco, Fundão, Penacova e Vila Velha de Ródão, abrangendo um total de várias localidades e contribuindo para o desenvolvimento e a revitalização de uma das regiões mais afectadas pela falta de emprego e pelo envelhecimento da população.