Uma equipa de cinco cirurgiões, enfermeiros e técnicos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), coordenada pelo Prof. Doutor Manuel Antunes, realizou uma missão humanitária em Maputo, Moçambique, onde operou doentes de coração.
Durante uma semana foram realizadas no Instituto do Coração de Maputo – ICOR 18 intervenções em 16 doentes, todas com sucesso.
Foram operados maioritariamente adolescentes com doenças cardíacas reumáticas, uma patologia hoje rara nos países desenvolvidos do hemisfério Norte, mas ainda muito comum, mesmo endémica, nas nações em desenvolvimento do hemisfério Sul.
Esta foi a 22.ª missão anual desta equipa desde que o ICOR foi criado em 2001, com o apoio e financiamento das Cadeias da Esperança de Portugal, de França e do Reino Unido, que também ali realizam missões regulares do mesmo género.
No total das missões da equipa portuguesa foram operados mais de 400 doentes, com um grau de sucesso comparável ao da casa-mãe em Coimbra.
Hoje, o Instituto do Coração tem uma equipa local que faz cirurgia cardíaca de forma autónoma e participou activamente nos trabalhos do grupo de missão.
Esta missão teve o apoio do Conselho de Administração do HUC, que autorizou a viagem como em serviço e forneceu os medicamentos utilizados durante a missão; da Visabeira, que ofereceu a estadia dos membros da equipa de missão na sua unidade hoteleira de Maputo – Montebelo Indy; e da TAP, que ofereceu as viagens de dois elementos da equipa.
A missão foi organizada pela Cadeia da Esperança Portugal, que é presidida pelo Prof. Doutor Manuel Antunes, que assumiu os restantes custos operacionais.