Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Política retorna a Coimbra com tema “Intervenção” e entrada gratuita

11 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Festival Política retorna a Coimbra com tema “Intervenção” e entrada gratuita

De 21 a 23 de Novembro, o Convento de São Francisco, em Coimbra, acolhe a edição final da itinerância do Festival Política de 2024, com o tema central “Intervenção”. Durante três dias, o público terá acesso gratuito a uma programação diversificada que inclui cinema, música, humor, exposições e conversas, num total de 18 actividades.

Os destaques deste ano incluem a exibição do documentário “Onde Está o Zeca?”, de Tiago Pereira, sobre o cantautor Zeca Afonso, que ocorrerá a 21 de Novembro às 21h30. Este filme é uma co-produção do Festival Política com o projecto A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, explorando a figura icónica de Afonso como símbolo de liberdade em Portugal. Ainda no cinema, a sessão do Parlamento Europeu trará o filme “A Sala de Professores”, de Ilker Çatak, vencedor do prémio LUX Audience Award, exibido no mesmo dia às 19h00.

No humor, Hugo van der Ding apresentará o espectáculo “O que importa é participar” a 23 de Novembro às 21h30, numa abordagem humorística às contribuições da História de Portugal. Na música, o destaque vai para Lucas Pina, que se apresentará em frente ao Edifício das Químicas no dia 21 às 18h00, e para o projecto Luta Livre, de Luís Varatojo, que no dia 22, às 21h30, realizará uma performance interactiva que explora o papel do diálogo e da palavra.

Uma novidade nesta edição é o conceito “Beers&Politics”, estreando-se em Coimbra com uma conversa no Café Concerto com João Paulo Batalha sob o tema “Portugal desistiu de combater a corrupção?” no dia 22 às 18h00. Todos os espectáculos e debates contarão com interpretação em língua gestual portuguesa e legendagem em português.

O Festival Política de Coimbra é uma co-produção entre a Associação Isonomia/Festival Política e o Município de Coimbra, com apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Na edição passada, o evento percorreu Lisboa, Braga e Loulé, somando mais de cinco mil participantes em 82 actividades dedicadas aos direitos humanos e cidadania.

O Festival encerra a digressão de 2024 em Coimbra, reforçando a missão de envolver o público em debates e reflexões sobre temas sociais e políticos, sempre com entrada gratuita para todos os eventos.