Vai à reunião de Câmara da próxima segunda-feira (11) para conhecimento do Executivo municipal, uma proposta de adjudicação da Empreitada “EB Casais de Vera Cruz – Obras de Beneficiação e Conservação” à empresa – Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., no valor de 125 mil euros, ao que acresce IVA à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 150 dias. Esta intervenção visa a reabilitação geral do edificado.
A Escola Básica de Casais de Vera Cruz, localizada na UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, necessita de uma reabilitação geral do edificado. Esta escola é caracterizada por uma área exterior ampla, com um campo de jogos, uma área coberta (telheiro) e um espaço de jogo e recreio sem equipamentos lúdicos.
A escola tem sofrido intervenções muito pontuais, que têm mitigado as condições do edifício, mas existe actualmente a necessidade de efectuar obras que conservem e valorizem o edificado.
De uma forma genérica, segundo a informação municipal, a intervenção vai-se caracterizar pelo levantamento do piso e aplicação de vinílico em manta nas salas de aula; levantamento do rodapé e substituição por rodapé em PVC nas salas com pavimento vinílico; no melhoramento da rede eléctrica; nas instalações sanitárias prevê-se o fecho do desvão das divisórias das cabines com paredes de alvenaria, instalação de sistema de ventilação por grelhas na parede exterior em todas as cabines, e substituição dos equipamentos sanitários e válvulas, incluindo a colocação de base de duche; na pintura de paredes e portas interiores; na substituição do painel de fixação de informação e de trabalhos dos alunos, que se encontra degradado; na lavagem e revisão integral da cobertura.
No campo desportivo prevê-se a colocação de nova camada de betão poroso, incluindo drenagem e todas as marcações; a pintura de paredes e restauro de portas exteriores; a pintura integral de muros de vedação; a aquisição e instalação de tabela de minibasquete para alternativa ao campo de jogos; e a aquisição e instalação de equipamento para percursos, deslocações, perícias e equilíbrios, adequados ao escalão etário.
“Continuamos a apostar nas melhores condições físicas para as nossas crianças e jovens, através de intervenções de reabilitação do edificado escolar. No caso da escola básica de Casais de Vera Cruz, este investimento corrobora a política escolar de proximidade que o Município defende”, refere a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz.