Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC Exploratório vence Prémio EDP Energia Solidária

8 de Novembro 2024 Jornal Campeão: UC Exploratório vence Prémio EDP Energia Solidária

O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um dos vencedores do programa EDP Energia Solidária 2024, financiado pela Fundação EDP.

O Programa EDP Energia Solidária 2024 apoia projectos sociais que, ao promoverem a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.

Após um processo de análise de candidaturas de todo o país, o projeto “Verd’o Parque Learning Labs: a energia e a sustentabilidade na óptica da economia circular”, promovido pelo UC Exploratório em parceria com Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, foi seleccionado para financiamento pela Fundação EDP e decorrerá entre Novembro de 2024 e Novembro de 2026.

Este projecto visa promover a literacia da população sobre as temáticas da economia circular e da transição energética justa, focando-se nas populações mais jovens e em pessoas com vulnerabilidade mental ou em situações de exclusão social.

O projecto Verd’o Parque Learning Labs será implementado no espaço físico do UC Exploratório através de um conjunto de “laboratórios vivos”, que integram actividades de cariz prático, experimental e gratuito, oferecendo assim oportunidades de aprendizagem inclusiva e equitativa em contextos informais.

Cada um destes laboratórios estará orientado para temáticas específicas (energias renováveis, economia circular, sustentabilidade, etc.), procurando envolver e motivar a população para a adopção de atitudes e comportamentos em que o equilíbrio entre as necessidades energéticas e o meio ambiente adquiram formas mais sustentáveis.

De acordo com Paulo Trincão, director do UC Exploratório, “este projecto vai contribuir para o papel liderante da Universidade de Coimbra e dos Centros Ciência Viva na difusão nas comunidades de boas práticas de utilização de energias sustentáveis”. “Coimbra passa a dispor de exemplos simples mais significativos de possibilidades de acções que contribuem para a diminuição da pegada ecológica dos cidadãos”, considera.