Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Primeira edição dos Mercadinhos da Margem Esquerda junta ciência, cultura e agricultura

8 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Primeira edição dos Mercadinhos da Margem Esquerda junta ciência, cultura e agricultura

No sábado, 9 de Novembro, a Alameda do UC Exploratório, em Coimbra, acolhe a edição inaugural dos Mercadinhos da Margem Esquerda, uma iniciativa colaborativa promovida pelo UC Exploratório, a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e a Coimbra mais Futuro. Com entrada gratuita, o evento decorre entre as 10h00 e as 17h00 e pretende aproximar o público da ciência, da sustentabilidade e dos produtos locais.

Os Mercadinhos da Margem Esquerda reúnem, além de uma vasta selecção de produtos locais, o envolvimento de entidades sociais da cidade, como a Associação Integrar e a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, que trazem as suas produções agrícolas para venda directa ao consumidor. Produtos frescos e de qualidade como frutas, hortícolas, microvegetais, flores comestíveis e produtos regionais em desuso, como o chícharo, estarão disponíveis, juntamente com opções como geleia de rosas e pães de massa mãe.

Com o Dia de São Martinho a aproximar-se, a castanha será a estrela da edição, com distribuição gratuita de castanhas assadas ao longo do evento e uma degustação especial de gelado de castanha pela Gelataria COSI, às 16h30.

O programa inclui ainda uma série de actividades: (10h00) abertura com o grupo Foles e Cantorias de Santa Clara; (11h00) inauguração do ponto de venda permanente “Sustento”, pela Green2you e (12h00) a sessão “Agricultura ao Centro”, apresentada por Vanda Batista, da CCDR Centro.

A iniciativa, que promove o consumo consciente e a valorização dos produtos regionais, pretende estabelecer-se como um evento de referência. Os Mercadinhos da Margem Esquerda serão uma excelente oportunidade para conhecer o que a região tem de melhor, enquanto se explora a ciência por trás de cada produto.