Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fim de Ano em Coimbra estende-se por 4 dias e tem três palcos

8 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Fim de Ano em Coimbra estende-se por 4 dias e tem três palcos

O Fim de Ano em Coimbra vai ter um programa com quatro dias de concertos com Matias Damásio, Richie Campbell, Pete tha Zouk, Kura, Deejay Kamala e a banda Átoa, entre outros.

A partir de 28 de Dezembro, as festividades incluem um total de 17 concertos em três palcos no coração da Baixa da cidade e o lançamento de fogo-de-artifício no rio Mondego a assinalar a chegada de 2025.

O acesso a todos os espectáculos é gratuito, conforme foi referido na apresentação que decorreu esta sexta-feira, no Café Santa Cruz, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente Francisco Veiga, do presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, e da presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Assunção Ataíde.

São mais de 30 horas de música, 17 espectáculos, 14 artistas e três palcos que prometem fazer do Fim de Ano em Coimbra um “evento memorável”, conforme foi dito. Este ano, e pela primeira vez, o programa tem início a 28 de Dezembro, com actuações diárias na Baixa da cidade, que este ano volta a ser o epicentro da animação.

Com as obras em curso na zona da Portagem praticamente concluídas, o palco principal regressa ao local e o mesmo acontece com os espectáculos na Praça do Comércio e na Praça 8 de Maio. Depois de se estrear na edição do ano passado, o Mercado Municipal D. Pedro V entra, novamente, no roteiro do Fim de Ano em Coimbra, apresentando um programa que traz a palco os ritmos brasileiros.

A Matias Damásio e Pete Tha Zouk, que actuam na última noite do ano, juntam-se nomes como os de Richie Campbell (30 de Dezembro), Kura (29 de Dezembro), Deejay Kamala (30 de Dezembro) e Átoa (31 de Dezembro), assim como os conimbricenses Pedro Carrilho (30 de Dezembro), Patrick Assis (29 de Dezembro), Rui Tomé e Luís Pinheiro (31 de Dezembro. A Revival Music, na Praça 8 de Maio, continua a ser um dos pontos altos da última noite do ano.

A grande festa tem início a 28 de Dezembro com a música electrónica em plano de destaque. A partir das 21h30, a Praça do Comércio recebe o DJ Diogo Duarte, terminando a noite com o DJ Nelson Cunha.

A 29 de Dezembro, novamente na Praça do Comércio e a partir das 21h30, a dose repete-se com o DJ conimbricense Patrick Assis a aquecer o público para a actuação que se segue, a do DJ Kura, referência da música electrónica no panorama nacional e internacional. A noite termina com Patrick Assis novamente em palco.

O Largo da Portagem é o epicentro do programa de 30 de Dezembro, que tem como ponto alto, às 23h00, o concerto de Richie Campbell. Segue-se, às 00h15, o Deejay Kamala, já provas dadas no panorama da música electrónica. A abrir a noite, pelas 21h30, é a vez do DJ conimbricense Pedro Carrilho.

O último dia do ano promete animação em quatro locais diferentes da Baixa da cidade. A abrir o programa, às 21h30, no Largo da Portagem, está a dupla de DJ’s conimbricenses Rui Tomé e Luís Pinheiro. À mesma hora, mas no Mercado Municipal D. Pedro V, actua o grupo +Samba. Uma hora depois, pelas 22h30, os Átoa sobem ao palco da Portagem iniciando a programação da grande noite de fim de ano.

Como manda a tradição, a chegada de 2025 é assinalada junto ao Mondego à meia-noite em ponto, com o lançamento do fogo-de-artifício, quem tem uma duração de 10 minutos. Segue-se o concerto de Matias Damásio, um dos mais consagrados músicos angolanos. O programa do palco principal termina com o DJ Fabior, que inicia a sua actuação às 1h45.