Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra acolhe “O Pássaro Azul” em Cantata de Natal inspirada na obra de António Arnaut

8 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Coimbra acolhe “O Pássaro Azul” em Cantata de Natal inspirada na obra de António Arnaut

Coimbra recebe dia 8 de Dezembro a Cantata de Natal “O Pássaro Azul”, uma obra coral-sinfónica inspirada na obra literária de António Arnaut. Composta por Paulo Bernardino, maestro do coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a cantata conta com a interpretação da Orquestra do Distrito de Braga, aproximadamente duas centenas de coralistas e solistas. O espectáculo, que se inicia às 18h00 no Grande Auditório do Convento São Francisco, pretende homenagear o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que este ano celebra 45 anos de existência.

Nesta ocasião, além dos coros das Secções Regionais do Centro e do Sul da Ordem dos Médicos, marcam também presença o Coro Carlos Seixas, o Grupo Coral de Urrô (Arouca), o Coro Misto ESE (Porto) e diversos coralistas de Coimbra. A narração fica a cargo do actor e cantor Diogo Carvalho, enquanto a Orquestra do Distrito de Braga é acompanhada pela emblemática Guitarra de Coimbra, elemento central nesta interpretação.

No palco, mais de 200 artistas darão vida a uma obra de profunda humanidade, composta por sete contos e 21 poemas, em que as palavras de Arnaut evocam os valores da solidariedade e empatia. Encerrando o concerto, o público será presenteado com o Hino dos 45 Anos do SNS, um tributo especial ao sistema de saúde português.

O evento conta com o patrocínio da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Câmara Municipal de Coimbra, Unidade Local de Saúde de Coimbra, IPO Coimbra e Antena 2 (RTP). Os bilhetes estão disponíveis no Convento São Francisco e online.