Fotografia: Filipe Ferreira
No próximo sábado, 9 de Novembro, o Teatrão acolhe o regresso da Terra Amarela – Territórios de Criação Inclusiva à Oficina Municipal do Teatro (OMT) para um dia recheado de programação artística e formativa.
A partir das 10h00, o director artístico da companhia, Marco Paiva, conduz a oficina de formação teatral “Como desenhar um território?”. Ao longo desta sessão, o director artístico propõe uma exploração da construção de espaços comuns, entendida como uma acção em constante movimento, marcada pela tensão entre forças aparentemente opostas. O programa da oficina destaca: “Somos, esperançosamente, na mesma medida, racionais e emocionais, estrategas e poetas, concretos e emocionalmente desejosos de sermos o mais felizes possível. É a partir desta dicotomia que esta oficina de criação propõe um encontro: gente extraordinariamente racional que se apaixona pelo invisível para transformar o que já existe em algo melhor.”
A oficina é destinada a artistas profissionais, amadores, estudantes ou interessados nas artes cénicas, com e sem deficiência. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o correio electrónico terraamarelacultura@gmail.com.
Mais tarde, às 21h30, sobe ao palco o espectáculo “O Tamanho das Coisas”, um monólogo de Paulo Azevedo com texto de Alex Cassal e direcção de Marco Paiva. A peça leva o público a acompanhar a viagem de um homem que, num momento inesperado, interrompe o seu percurso e se depara com o oceano. A obra explora a comparação entre o corpo humano e a grandiosidade do universo que o envolve, reflectindo sobre os limites da resistência humana e sobre a ideia de que todos podem ser heróis. “Até onde vai a utopia de que os heróis resistem infinitamente ao próprio cansaço?”, questiona o espectáculo.
O espectáculo contará com serviços de audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e legendagem, para garantir a acessibilidade de todos os públicos. A entrada para reconhecimento de palco será às 21h00.
Os bilhetes para o espectáculo têm um valor geral de 10 euros, com vários descontos disponíveis, e podem ser adquiridos na OMT, postos Ticketline ou online em https://tinyurl.com/TdCOMT.