Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra testa nova tecnologia para controlo de vegetação urbana sem herbicidas

6 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra testa nova tecnologia para controlo de vegetação urbana sem herbicidas

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em colaboração com a empresa suíça Zasso, está a realizar, durante esta semana, um teste a uma tecnologia que visa controlar o crescimento de vegetação herbácea espontânea em passeios, calçadas, vias rodoviárias e outros espaços públicos da cidade. Esta solução tecnológica baseia-se na aplicação de uma descarga eléctrica, devidamente controlada e segura para os operadores e utilizadores dos espaços públicos, com o objectivo de substituir o uso de herbicidas, como o glifosato, no controlo da vegetação, alinhando-se com as políticas ecológicas e de saúde pública adoptadas pelo actual Executivo Municipal.

Este teste visa avaliar a eficácia da tecnologia no combate à vegetação indesejada, em conformidade com a decisão municipal de evitar o uso de substâncias químicas prejudiciais à saúde pública, aos animais domésticos e aos polinizadores.

A solução da Zasso apresenta várias vantagens, como a rapidez de operação, a redução do número de operadores necessários e o aumento do intervalo entre intervenções, que pode passar de dois ou três meses (necessários no uso de roçadoras manuais) para períodos de quatro a seis meses. Esta tecnologia tem como principal objectivo afectar o sistema radicular das plantas, desacelerando significativamente a necessidade de intervenções frequentes.

Embora este seja um dos primeiros testes realizados em espaços urbanos portugueses, a tecnologia já está em funcionamento em várias cidades do Brasil, como Itabirito, cidade com a qual Coimbra participa no projecto de intercâmbio de inovações “INOVAJUNTOS”. A tecnologia da Zasso também está a ser utilizada em várias cidades europeias e já foi validada por institutos de investigação, contando com a certificação necessária para a sua implementação em território europeu.

No final da semana, a Câmara Municipal de Coimbra realizará uma avaliação dos resultados deste teste, com o intuito de decidir sobre a continuidade da aplicação da tecnologia no controlo da vegetação urbana.