A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, estará em Pombal na próxima sexta-feira, 8 de Novembro, para a inauguração da nova Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença (UICC) no Hospital Distrital de Pombal, parte da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL). Após a inauguração, a ministra liderará uma sessão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dedicada à apresentação dos investimentos do Município de Pombal em infra-estruturas de saúde, somando um valor superior a 10 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A UICC representa um importante avanço na capacidade de resposta em cuidados continuados e reabilitação no concelho, disponibilizando 15 camas para doentes em recuperação após internamento hospitalar, descompensação de condições crónicas ou necessidades de reabilitação intensiva. Com um apoio financeiro do PRR de 208.321 euros, destinado ao apetrechamento com mobiliário e equipamento, a unidade visa proporcionar cuidados clínicos que favorecem a autonomia e a qualidade de vida dos doentes, prevenindo sequelas de imobilidade e promovendo ganhos funcionais significativos.
Além disso, a nova unidade permite expandir o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, aumentando a oferta de cuidados para doentes em regime de ambulatório e garantindo uma referenciação mais precoce para cuidados de reabilitação.
Na apresentação que decorrerá após a inauguração, serão também expostos os investimentos previstos para remodelação e construção de novas unidades de saúde no concelho de Pombal. Entre os projectos, destaca-se a ampliação do Centro de Saúde de Pombal, orçada em 4 milhões de euros, que visa melhorar a capacidade de resposta aos utentes e oferecer novas valências de cuidados primários. Outras unidades de saúde, com foco nas freguesias de Redinha, Almagreira, Pelariga, Santiago, São Simão de Litém, Albergaria dos Doze, Carnide, Vermoil e Meirinhas, serão construídas, cada uma com um custo aproximado de 2 milhões de euros.
Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, reforça a necessidade de melhores condições de trabalho e de atractividade para os profissionais de saúde, sublinhando que “mais e melhores infra-estruturas são essenciais para assegurar uma resposta de qualidade às populações”. Salienta ainda o esforço contínuo de cooperação com a ULSRL e as Juntas de Freguesia, encarando esta estratégia como uma prioridade para a coesão territorial e o fortalecimento dos serviços de saúde na região.