Os preços das casas para arrendar em Portugal registaram um aumento de 5,1% em Outubro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, o custo médio de arrendamento fixou-se em 16,1 euros por metro quadrado. Em Coimbra os valores de arrendamento subiram ainda mais, com um aumento de 11% no último ano, fazendo com que o preço médio por metro quadrado na cidade seja de 11,2 euros.
Embora os preços tenham subido anualmente em várias cidades, Coimbra ocupa a sexta posição no ranking das capitais de distrito mais caras para arrendar. As cidades com preços mais elevados são Lisboa, com 22 euros/m², seguida pelo Porto (17,5 euros/m²) e Funchal (15,2 euros/m²). Por outro lado, as cidades com arrendamentos mais acessíveis incluem Castelo Branco (6,6 euros/m²) e Viseu (7 euros/m²).
A análise revela que, nos últimos 12 meses, Coimbra registou um aumento de 12,6% nos preços de arrendamento, alinhando-se com a tendência nacional de subida, excepto na Região Autónoma dos Açores, onde os preços diminuíram em 3,4%. No geral, todas as regiões do país assistiram a um aumento, com a Região Autónoma da Madeira a liderar com um crescimento de 10,8%.