A Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, realizou o processo de certificação, tendo sido avaliada no nível óptimo.
A certificação foi realizada em conformidade com as especificações e critérios estabelecidos no Manual de Unidades de Gestão Clínica de Cuidados de Saúde Primários.
Esta é a primeira unidade da ULS de Coimbra a alcançar esta distinção, no modelo de certificação de qualidade da Direcção Geral da Saúde – modelo ACSA. Este Nível é o que antecede o nível excelente, que ainda nunca foi atribuído a uma USF em Portugal.
A partir deste momento, a USF CelaSaúde inicia um período de acompanhamento, para implementar as áreas de melhoria detectadas durante todas as fases do processo de certificação realizado.
O ciclo de certificação terá uma duração de cinco anos e, durante este período, o Departamento da Qualidade na Saúde poderá realizar avaliações de cumprimento dos standards em qualquer momento.
Emília Nina, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar CelaSaúde explica que “a Unidade já era certificada desde 2019, com o nível bom e esta primeira certificação permitiu à equipa aprender, implementar processos de melhoria e, efectivamente, garantir a qualidade no percurso dos utentes”.
Para a responsável, “este é o resultado de um longo percurso de investimento na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, procurando sempre introduzir melhorias, tendo o foco nos nossos utentes e contando com o envolvimento de todos os profissionais, de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, e até das instituições com quem nos articulamos na nossa comunidade, como a ULS de Coimbra ou a Câmara Municipal”.
“Essencialmente, esta certificação é o resultado de muito trabalho de equipa, do envolvimento de todos e de olhar para a avaliação como um aliado e não como um adversário”, conclui Emília Nina.
Almerinda Rodrigues, directora clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Coimbra, destaca o facto de esta ser “a primeira unidade da ULS de Coimbra a alcançar esta distinção, o que é um orgulho para toda a equipa e evidencia o compromisso com a segurança do doente e a melhoria contínua”.
“A adopção de sistemas de gestão da qualidade, como o modelo ACSA, é fundamental para elevar os padrões de qualidade nos cuidados de saúde, garantindo maior eficiência e segurança para todos os utentes e profissionais. Este reconhecimento posiciona a USF CelaSaúde como uma referência e exemplo para outras unidades da ULS e do país” – concluiu a directora clínica.
Este modelo, adoptado pelo Ministério da Saúde, organiza-se em três níveis de certificação de qualidade: bom, óptimo e excelente, existindo apenas 22 unidades no país certificadas com nível óptimo.