A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Norton Matos celebram, na terça-feira (dia 5), o Dia do Cuidador Informal.
A sessão comemorativa centra-se no papel e nas necessidades dos cidadãos que prestem cuidados a pessoas (familiares) com demência, decorrendo entre as 14h00 às 15h30 na UCC Norton Matos (Avenida Mendes Silva, em Coimbra).
A iniciativa começa com a apresentação dos resultados preliminares de um diagnóstico de situação dos cuidadores informais de pessoas com demência, feito pelo projecto C2C – Capacity to Care (Cuidadores informais – Capacitar, para cuidar de pessoas com demência), que é liderado pela ESEnfC.
Segue-se, após esta primeira apresentação (por Isabella Franco, estudante de mestrado na ESEnfC e membro do projeto C2C – Capacity to Care), a conferência “Living Together with Dementia: vivência na implementação do programa para cuidadores informais”, por Lia Sousa, professora na Escola Superior de Saúde Vale do Ave, seguida de debate.
“Dar voz ao cuidador informal: desafios no cuidar de pessoa com demência” é o tema da última comunicação, a proferir por Maria Branca Vilar Matias, uma cuidadora informal. O encontro termina com uma sessão de relaxamento, conduzida pela psicóloga Fernanda Rodrigues.
Inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, o projecto C2C – Capacity to Care, que tem a professora da ESEnfC Rosa Cândida Melo como investigadora responsável, visa “conceber e avaliar a efectividade de um programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais e família de pessoas com demência dependentes no autocuidado”.
O projecto conta com parcerias e apoios da Unidade de Saúde Familiar Norton Matos, da Administração Regional de Saúde do Centro, da Associação Alzheimer Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.
“Os cuidadores informais são fundamentais no cuidado de pessoas com demência, proporcionando suporte físico e emocional no seu domicílio. Contudo, frequentemente enfrentam desafios, como o stresse e a falta de formação adequada às suas reais necessidades. Juntos, podemos promover um ambiente que reconheça e valorize os cuidadores informais, proporcionando-lhes melhores condições e qualidade de vida” – afirma a organização desta sessão comemorativa do Dia do Cuidador Informal, realizada no âmbito do projecto C2C – Capacity to Care.