A Câmara de Condeixa-a-Nova volta a oferecer, neste ano lectivo a anuidade da “Escola Virtual”, a plataforma digital da Porto Editora, alargando este ano a medida ao pré-escolar, num investimento total de 23 mil euros.
Deste modo, todos os alunos e professores (1.940), desde o pré-escolar até ao 12.º ano, passam a ter acesso a esta plataforma com recursos educativos adaptados às necessidades e desafios de cada nível de ensino.
“Não podemos ignorar a presença e a importância do mundo tecnológico e, com esta medida, pretendemos contribuir para que as nossas crianças, independentemente do seu estatuto económico, possam familiarizar-se com os meios digitais num ambiente seguro e supervisionado”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, justificando o alargamento do acesso à plataforma às crianças e educadores do ensino pré-escolar.
“Estamos a falar de um recurso complementar à normal actividade lectiva que, segundo a avaliação que temos vindo a fazer com os professores e encarregados de educação, tem produzido bons resultados. Fazendo um bom uso da ferramenta os alunos conseguem aprender melhor e obter melhores resultados”, acrescentou a vereadora da Educação, Ana Manaia.
Os recursos da Escola Virtual pretendem ajudar os alunos na preparação dos momentos de avaliação e incentivá-los para o estudo autónomo através da realização de testes com correcção automática, de forma a que aprendam e melhorem os resultados. Através da plataforma, os professores podem atribuir tarefas às turmas, partilhar materiais e avaliar de uma forma totalmente personalizada.
A utilização dos conteúdos digitais da Escola Virtual permite também que os encarregados de educação acompanhem o progresso dos seus educandos através de relatórios de desempenho, podendo identificar facilmente as matérias que estão bem consolidadas e as que necessitam de mais dedicação.
A plataforma permite aos alunos o acesso a conteúdos que abrangem o programa completo das disciplinas, nomeadamente aulas, testes interactivos, testes temáticos aleatórios, dicionários online, entre outros. Está ainda disponível o software “Eu Leio”, direccionado a crianças que estão a iniciar o seu percurso escolar, ou que mostrem dificuldades na aprendizagem da leitura ou que tenham necessidades educativas especiais. Na área “Meu Futuro” os alunos podem encontrar conteúdos de orientação vocacional, com testemunhos sobre centenas de profissões.