Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Lousã recuperou a Casa da Lagartixa para núcleo de pintura

2 de Novembro 2024 Jornal Campeão: Câmara da Lousã recuperou a Casa da Lagartixa para núcleo de pintura

 

A Câmara Municipal da Lousã apresentou a Casa Museu Carlos Reis – Casa da Lagartixa, uma intervenção de restauro realizada no âmbito do projecto Reabilitar o “Casal da Lagartixa” – Núcleo de Pintura Serrana”.

Esta intervenção visou a reabilitação do Edifício Casal da Lagartixa – Casa Museu – a elaboração de material documental e o desenvolvimento e implementação de sistema multimédia de divulgação, totalizando um investimento total de 236.715 euros, cofinanciado pelo PDR 2020, no âmbito do DLBC Dueceira 2020, com um apoio FEADER de 156.757 euros.

Inscreve-se na política cultural da Câmara Municipal dos últimos anos, do ponto de vista da preservação do património arquitectónico cultural, que resultaram na intervenção em diferentes equipamentos: Castelo da Lousã, Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques e, mais recentemente, o Teatro Municipal da Lousã.

Esta nova funcionalidade irá reafirmar o valor estratégico da Casa Carlos Reis – e do espaço polivalente adjacente – em termos patrimoniais, turísticos, culturais e educativos.

Para o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, “tal como na 1.ª metade do séc XX, este espaço foi ponto de partilha, conhecimento, mestria e criação de pintores e discípulos do mestre Carlos Reis, pintor naturalista, que congregava no Casal da Lagartixa olhares sobre a Serra e a Terra, como pintor Naturalista que era, também na 1.ª metade do séc XXI se devolve à vida, tornando-a de novo espaço de confluência e inspiração de novos olhares sobre a urbe e a Serra”.