Dez estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foram recentemente agraciados com a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa visa reconhecer e apoiar estudantes excepcionais do ensino superior em Portugal, incentivando a sua iniciação na investigação.
Na FCTUC, foram atribuídas duas bolsas na área da Biologia, três na área da Física, uma na Matemática e quatro na Química. O programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos é projectado para detectar e apoiar o talento em áreas como a ciência básica — incluindo biologia, física, matemática e química — além de contemplar áreas das humanidades e ciências sociais.
Para além do apoio financeiro, que pode ascender a 3.500 euros, a bolsa oferece um programa integrado que inclui acompanhamento por tutores e comissões científicas, bem como a participação em retiros e workshops científicos. Os bolseiros têm também a oportunidade de realizar cursos de formação avançada, participar em conferências e escolas de Verão, realizar estágios e fazer cursos de línguas, entre outras actividades.