A Corteva Agriscience™, líder mundial no sector agrícola e a maior empresa cotada em bolsa 100% dedicada à agricultura, lançou recentemente o Zorvec™ Entecta®, um novo fungicida que visa oferecer uma protecção eficaz e duradoura contra o míldio em culturas de batata e tomate. Este lançamento faz parte da gama Zorvec™, que inclui produtos inovadores à base da substância activa Zorvec™, o primeiro membro da nova classe de fungicidas piperidinil tiazol isoxazolina (FRAC 49).
O Zorvec™ Entecta® apresenta dois modos de acção complementares, sendo altamente eficaz e sistémico, o que permite a protecção de novos crescimentos da planta. Com actividade preventiva, curativa e antiesporulante, o produto actua em todas as fases do míldio, sendo especialmente útil nas fases mais vulneráveis da cultura. Outra característica distintiva do Zorvec™ Entecta® é a sua flexibilidade de aplicação, mantendo a eficácia mesmo em condições de clima adverso, como aplicações feitas 20 minutos antes da chuva, reduzindo assim a necessidade de reaplicação após chuvas inesperadas.
Javier López, Business Manager da Corteva em Portugal, realça a relevância desta inovação: “O Zorvec™ Entecta® é uma ferramenta essencial nas estratégias de combate ao míldio em batata e tomate, contribuindo significativamente para a rentabilidade destas culturas”.
Assunção Prates, técnica da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), destacou a importância da prevenção e gestão da resistência a fungicidas num sector altamente regulado, sublinhando a necessidade de um uso adequado dos produtos: “O manuseamento correcto de fungicidas, seguindo as indicações do rótulo e as orientações da FRAC, evitará o desenvolvimento de resistências, sendo um elemento-chave para a sustentabilidade agrícola”.