Foi apresentada hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a 2.ª edição do Rally Marquês de Marialva – Cantanhede 2024, que irá decorrer nos próximos dias 9 e 10 de Novembro. Após o sucesso da edição inaugural, que registou uma adesão massiva do público, Cantanhede prepara-se para receber novamente a prova.
Organizado em parceria com o Clube Automóvel do Centro, o Rally Marquês de Marialva deste ano integra o Campeonato Start Centro de Rallys, o Campeonato Start 2RM Centro de Rallys e a Taça de Portugal de Rallys Regionais – Claudino Romeiro. Este reforço no alinhamento competitivo visa aumentar o prestígio da prova e atrair ainda mais aficionados do desporto automóvel.
Adérito Machado, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, destacou o sucesso da primeira edição: “A primeira edição do Rally Marquês de Marialva mostrou o elevado interesse da população por este tipo de eventos. Tivemos milhares de pessoas nas ruas, sobretudo na Super Especial Nocturna, que decorreu no perímetro da cidade”.
Na edição inaugural, a prova terminou com a vitória da dupla Jorge Santos, que nesta edição se apresentará com um novo carro, e Cátia Dias, ao volante de um Skoda Fabia S2000. Os vencedores salientaram as características desafiantes da corrida, classificando-a como “muito rápida e muito técnica”, elogiando a organização e a interacção do público.
A presidente do Município, Helena Teodósio, frisou o papel estratégico de iniciativas como esta para a promoção de Cantanhede. “É com eventos diferenciadores que Cantanhede pretende afirmar-se no plano desportivo. O retorno do ponto de vista económico e turístico também é visível, daí a opção de renovar a parceria com o Clube Automóvel do Centro, entidade com provas dadas neste tipo de organizações”, acrescentou a autarca.
Para a edição deste ano, estão previstas algumas novidades, incluindo um troço completamente novo, a Super Especial e alterações em dois troços de domingo. Os reconhecimentos da prova ocorrerão nos dias 2, 3 e 8 de Novembro, das 8h00 às 18h00, permitindo aos concorrentes escolher um dos três dias para participar.
Na sexta-feira, dia 8 de Novembro, entre as 18h00 e as 22h00, ocorrerão as verificações administrativas e técnicas facultativas. No sábado, dia 9, as verificações obrigatórias terão lugar entre as 7h00 e as 9h00. A partir das 10h00, haverá um Free Practice seguido de Qualifying, semelhante ao ano anterior. À tarde, a programação inclui duas passagens pelo novo troço de Murtede e uma Super Especial em Cantanhede, que contará com alterações para aumentar a fluidez e segurança do percurso, atraindo novamente uma grande multidão.
No domingo, o evento continua com os dois troços de Olhos de Fervença e Covões, onde haverá tripla passagem. As alterações visam reduzir a velocidade média e proporcionar novidades aos pilotos, sendo que os troços serão realizados em sentido contrário à edição de 2023, com uma parte nova no troço de Covões. Para finalizar, será homenageado José Fontes com um troféu para a melhor dupla sócia do clube.
Adérito Machado apresentou como novidade a existência de bancadas com 2.000 lugares sentados, para assistir à Super Especial Nocturna, referindo que o valor dos bilhetes (5 euros) reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Finalizou apelando à assistência o cumprimento de todas as regras de segurança.
As expectativas para esta segunda edição são elevadas, com a organização a preparar um percurso que promete desafiar as equipas e entusiasmar o público, consolidando o Rally Marquês de Marialva como um evento de referência no calendário nacional de rallys.