Coimbra  12 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IC 6 pronto para avançar com novo traçado e concurso público em 2025

27 de Outubro 2024 Jornal Campeão: IC 6 pronto para avançar com novo traçado e concurso público em 2025

O projecto de execução do IC 6, adjudicado pela Infraestruturas de Portugal (IP) à empresa Ripórtico e já com visto do Tribunal de Contas desde 17 de Maio, foi apresentado em reunião da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A sessão contou com uma exposição técnica detalhada, onde foram revelados os traçados actualmente em análise no âmbito da avaliação de impacte ambiental, contemplando as sugestões do município para o desenvolvimento do projeto.

Com cerca de 19 quilómetros, o novo troço do IC 6 irá estender-se desde o concelho de Tábua, onde o itinerário termina actualmente, até ao nó de Folhadosa, no concelho de Seia, cruzando o território de Oliveira do Hospital. Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, destacou que o IC 6 “ganhou uma nova maturidade”, já estando incluído como investimento estruturante na proposta de Orçamento do Estado (página 151), que está em discussão na Assembleia da República. Segundo o autarca, estão agora criadas as condições para dar resposta a um “velho anseio” de toda a região.

Recordando o encontro realizado em Julho entre os presidentes das Câmaras de Oliveira do Hospital, Seia e Tábua, e o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, o autarca sublinhou a urgência de transitar da execução do projecto para a fase de lançamento da obra, com a esperança de que, em 2025, possa ser aberto o concurso público internacional para a construção do IC 6.

No concelho de Oliveira do Hospital, o traçado do IC 6 contempla três nós de ligação: um na freguesia de Travanca de Lagos, outro junto à cidade, próximo da Lajeosa, e um terceiro na zona industrial. Este último nó tem uma importância estratégica significativa, uma vez que permitirá a criação de um acesso rodoviário direto à Zona Industrial de Oliveira do Hospital, respondendo às necessidades de tráfego pesado. O município solicitou à IP que seja implementada uma ligação viária capaz de suportar o transporte pesado entre a zona industrial e a EN17.

Para os outros nós, foi igualmente destacada a importância de realizar ligações eficientes à rede viária existente e futura, promovendo uma integração efectiva do IC 6 no contexto da mobilidade regional. Este avanço representa um passo decisivo na melhoria das ligações rodoviárias da região, com um impacto direto na dinamização económica e mobilidade intermunicipal.