Coimbra  5 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Primeiro tratamento com células geneticamente modificadas realizado na ULS de Coimbra

25 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Primeiro tratamento com células geneticamente modificadas realizado na ULS de Coimbra

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra alcançou um importante marco ao realizar o primeiro tratamento com Células CAR-T em um doente com linfoma não Hodgkin B Difuso de Células Grandes. Esta nova terapêutica representa um grande avanço nos cuidados hemato-oncológicos na região Centro de Portugal.

O doente foi submetido a este tratamento após a recidiva do linfoma, que não respondeu às terapêuticas convencionais. A terapêutica com Células CAR-T consiste na colheita de linfócitos T do próprio doente, que são posteriormente modificados geneticamente em laboratório e reinfundidos no organismo. Esta abordagem permite que as células modificadas ataquem directamente e de forma mais eficaz as células tumorais.

Catarina Geraldes, directora do Serviço de Hematologia Clínica da ULS de Coimbra, destaca que “a doente em causa está actualmente em observação, com as equipas médica e de enfermagem a acompanharem de perto a sua evolução”.

O tratamento foi realizado no Serviço de Medicina Intensiva e envolveu uma equipa multidisciplinar, composta por hematologistas, intensivistas, neurologistas, imunohemoterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros. O doente recebeu acompanhamento no Serviço de Hematologia Clínica da ULS de Coimbra, onde foi realizada a preparação necessária para o procedimento.

O presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra afirmou que “este tratamento inovador abre novas perspectivas para doentes com patologias hemato-oncológicas, que não respondem às terapêuticas convencionais, oferecendo uma nova esperança no combate a estas doenças.” Alexandre Lourenço sublinhou que esta intervenção é “mais uma prova da capacidade que a ULS de Coimbra tem de inovar, fruto da excelência da nossa equipa e do nosso comprometimento com a nossa missão: prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas”.