Conheço a Dr.ª Helena Teodósio há cerca de 23 anos quando assumiu na Câmara Municipal de Cantanhede o lugar de Vereadora no Executivo do Dr. Jorge Catarino. Hoje, embora pertencendo ao quadro de pessoal da CM de Cantanhede, exerço funções na CM de Coimbra, sem qualquer hierarquia, que me condicione a opinião que tenho sobre ela.
Decidi escrever este artigo na última sexta-feira, embora já estivesse na minha intenção há bastante tempo por todo o percurso pessoal e profissional da Dr.ª Helena Teodósio. Esta minha declaração de interesses tem a ver com dois factos que naturalmente poderiam influenciar o meu texto: a sua nomeação para a Comissão Política do PPD/PSD e ainda o facto de não estar sob sua hierarquia nem se perspectivar que venha a estar num horizonte temporal próximo.
Dizia eu que decidi escrever este texto na última sexta-feira, dado que após o velório do seu marido, o estimado amigo Dr. Paulo Oliveira, ainda não nos tínhamos encontrado pessoalmente. Aconteceu, numa reunião da CIM-RC, em que eu estava à espera do início da mesma e ao levantar os meus olhos na direcção do parque de estacionamento, encontrei o caminho que a Dr.ª Helena Teodósio estava a fazer na minha direcção e da sala da reunião. Acompanhei o trajecto e, como sempre quando chegou perto de mim, cumprimentámo-nos e perguntei-lhe como estava a reagir. Com os enormes olhos escuros, tristes, encolheu os ombros num gesto de sofrimento íntimo e perante o meu olhar seguiu com a dignidade que lhe é característica para a sala. Percebe-se a dor imensa, a falta do companheiro de muitas dezenas de anos e sobretudo a saudade de quem teve uma vida cheia, preenchida lado a lado, uma família excelente!
O que quero dizer neste texto é que gosto muito da Dr.ª Helena Teodósio. Da pessoa, da esposa do Dr. Paulo Oliveira, da mãe do Nuno Oliveira e da Ana “Kika” Oliveira, da autarca, da amiga (de tanta gente) e de tantas outras facetas da sua vida tão cheia, pessoal e profissional!
Quem me conhece bem, sabe que me refiro à Dr.ª Helena Teodósio como a minha Presidente. É e será sempre! Aconteça o que acontecer no futuro é este o sentimento que nutro por ela. Com o respeito e o carinho que esta declaração encerra. Tive na minha vida profissional outros presidentes e autarcas, por quem nutro um carinho pessoal e profissional, no entanto por muitas e boas histórias vividas com a Dr.ª Helena Teodósio, tem no meu coração um lugar especial. Ao longo destes mais de 23 anos, com cerca 13 anos de trabalho em comum, em diferentes momentos, sempre tive da sua parte, a confiança ilimitada que um técnico ou dirigente necessita para exercer bem as suas competências, e isso é inquestionável! Eu, como outros técnicos, sabemos o que é alguém confiar em nós e assumir todas as nossas acções como se fossem dela. Não há maior prova de confiança, do que alguém como a Dr.ª Helena Teodósio, chamar-te ao gabinete e dizer-te, olhos nos olhos, tudo o que pensa sobre ti e afirmar-te que tem confiança nos teus actos e nas tuas acções. Ela fez isso comigo em várias situações, a última das quais quando me convidou para assumir o lugar de Director de Departamento de Desenvolvimento Económico e Social da CM de Cantanhede. Tê-lo-á efectuado com outros tantos dirigentes e trabalhadores, sempre com a frontalidade e honestidade que lhe são características.
Neste momento e perante uma força da natureza como ela é, entendo que este meu humilde testemunho se justifica, em forma de agradecimento mas também pelo orgulho que tenho na Dr.ª Helena Teodósio. Não sendo uma personalidade, ainda com o reconhecimento público que merece, é uma pessoa de carácter e com um percurso pessoal e profissional digno de destaque.
Com o seu talento e trabalho, contribuiu e ajuda significativamente a sua comunidade em áreas tão importantes como a Educação, a Cultura, a Acção Social, o Desenvolvimento Económico, a Saúde e destaca-se ainda a sua luta incessante pela justiça, a igualdade e as causas sociais.
É e deverá ser sempre encarada como uma referência para autarcas, governantes e sobretudo para as gerações vindouras, que terão no seu exemplo, um legado extraordinário de alguém que serviu a sua comunidade, com absoluto zelo e altruísmo e de uma cidadania ímpar.
Quem convive com a Dr.ª Helena Teodósio reconhece-lhe facilmente um sorriso característico, aberto, sincero, fraterno e de uma alegria contagiante. Senti muito a falta dele na última sexta-feira, por todas as razões entendíveis. Espero e desejo do fundo do coração que seja capaz de o recuperar, pois tenho a certeza absoluta, de que o Dr. Paulo Oliveira, seu companheiro de sempre, assim o deseja. A vida, sem o sorriso, a alegria e a resiliência da Dr.ª Helena Teodósio não é a mesma. Nem para ela, nem para nós, seus amigos e admiradores.
Gosto muito de si Dr.ª Helena Teodósio!
(*) Doutorando e investigador