Coimbra  13 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carlos Magalhães é candidato a presidente da Associação Académica de Coimbra

25 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Carlos Magalhães é candidato a presidente da Associação Académica de Coimbra

Carlos Magalhães, actual administrador da Associação Académica de Coimbra (AAC), anunciou esta sexta-feira a sua candidatura à presidência da AAC para o mandato 2024/2025.

Natural da Gafanha da Encarnação, em Aveiro, Carlos Magalhães iniciou o seu percurso académico em 2019 no Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, onde se encontra actualmente.

Carlos Magalhães destaca a AAC como “uma instituição singular, intemporal e incomparável, que celebra 137 anos de história e um legado político significativo que moldou o rumo do país, ultrapassando as barreiras físicas da Universidade de Coimbra”. “Viver a Académica é viver todo o seu património desportivo, cultural e político, que representa dedicação, excelência e ecletismo ao longo de quase 14 décadas”, afirma, revelando assim a sua motivação para a candidatura.

A sua proposta de candidatura assenta em três pilares principais: “Visão, Voz e Valores, que nortearão o seu plano de ação para o futuro da AAC”. Entre as prioridades, destacam-se “a reestruturação dos espaços e serviços da Associação, visando garantir a excelência contínua nas suas áreas de intervenção, e a implementação de uma gestão mais eficaz dos recursos”.

Carlos Magalhães compromete-se também a “lutar por condições universais de acesso ao ensino superior, promover a igualdade entre estudantes nacionais e internacionais, e reforçar os serviços essenciais, como habitação, alimentação e saúde”.

Carlos Magalhães enfatiza a importância de ouvir a voz dos estudantes da Academia, comprometendo-se a “-los com rigor, compromisso e excelência” de acordo com o “legado que o losango preto e branco exige”.

A experiência de Carlos Magalhães no associativismo começou no ano lectivo 2021/2022, quando foi secretário do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da AAC e embaixador finalista da 6.ª Edição da Académica Start UC. No ano seguinte assumiu a presidência do NEEC/AAC e, de Dezembro de 2022 a Fevereiro de 2024, ocupou o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil.

Desde 2022, Carlos Magalhães é conselheiro geral da Universidade de Coimbra, cargo que concluirá este ano. Actualmente é administrador da Associação Académica de Coimbra, tenho recentemente desempenhado funções como coordenador geral da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2024.