Coimbra  12 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vodafone desafia alunos dos 6 aos 12 anos a promover a utilização segura da internet

23 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Vodafone desafia alunos dos 6 aos 12 anos a promover a utilização segura da internet

A Fundação Vodafone lançou em Portugal o Desafio Skills Upload Jr – DigitALL, um programa destinado a alunos dos 1.º e 2.º ciclos, que visa distinguir projectos digitais focados na utilização segura da internet. Este desafio, que se insere num programa que abrange também oito outros países europeus, decorrerá até 5 de Fevereiro de 2025.

Com o tema “Aventuras na Internet em Segurança”, o desafio convida agrupamentos de escolas a abordar problemas reais relacionados com a utilização da internet. Os participantes são incentivados a desenvolver soluções que promovam boas práticas de segurança online, ética, comportamento responsável e cidadania digital.

Os projectos devem ser realizados utilizando plataformas ou técnicas do Programa DigitALL, que este ano escolar abrange 18.500 estudantes. Após uma pré-selecção por um júri da Fundação Vodafone, dez projectos (cinco de cada ciclo de ensino) serão apresentados a um grande júri no dia 25 de Fevereiro, durante um evento nacional na sede da Vodafone em Lisboa. Os critérios de avaliação incluirão a relevância do problema identificado, a integração de tecnologia, a sustentabilidade das soluções em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e as competências sociais dos alunos.

Os alunos e professores dos dois projectos vencedores – um de cada ciclo – receberão computadores portáteis e as respectivas escolas serão premiadas com uma estação de videoconferência. Além disso, o projecto vencedor do 2.º ciclo poderá ser seleccionado para participar, em Março de 2025, num evento em Bucareste, Roménia, onde se reunirão as equipas vencedoras dos outros países europeus participantes no ‘Skills Upload Jr. Challenge’, incluindo Alemanha, Albânia, Espanha, Grécia, Países Baixos, Itália, Roménia e Turquia.