A escritora Lídia Jorge foi distinguida com o Prémio Literário Fernando Namora, entregue pela Sociedade Estoril Sol, em reconhecimento pelo seu romance “Misericórdia” (2022). A cerimónia decorreu no Casino do Estoril, contando com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entregou o prémio à autora.
Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, também marcou presença na cerimónia e destacou o orgulho de ver o nome do escritor condeixense Fernando Namora associado a uma iniciativa de prestígio. “É com enorme orgulho que vemos um ilustre de Condeixa emprestar o seu nome a uma iniciativa tão prestigiada e estamos muito gratos à organização pela oportunidade de promover e homenagear um autor tão acarinhado em Condeixa”, afirmou.
A obra de Lídia Jorge foi escolhida por unanimidade pelo júri, presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, que considerou o romance “uma obra maior na bibliografia da escritora”. “Misericórdia” foi escrito a pedido da mãe da autora, durante o seu internamento numa instituição de terceira idade. O júri elogiou a profundidade da obra, que aborda com sensibilidade a perda, e destacou a “singular criatividade” de Lídia Jorge.
Durante o discurso de agradecimento, Lídia Jorge recordou o seu contacto com Fernando Namora e sublinhou a emoção de receber um prémio com o nome do escritor condeixense.
Fernando Namora, nascido em Condeixa-a-Nova em 1919, deixou um vasto legado literário, com obras que abrangem géneros como romance, poesia, novela e biografia, sendo especialmente conhecido pelas “Narrativas dos Cadernos de um Escritor”.