Nos dias 26 e 27 de Outubro, a localidade de Quilho, no concelho de Mortágua, recebe a XVI Feira da Castanha e do Mel. Este ano, o evento traz uma novidade: uma conferência dedicada ao tema “Como tratar o Castanheiro”, marcada para as 9h30 de sábado, 26 de Outubro. A sessão será conduzida por técnicos especializados da Abastena, entre eles Rui Miguel Costa Droga, e terá como objectivo partilhar conhecimentos sobre a recuperação de solos e a saúde dos castanheiros autóctones, uma árvore histórica em Portugal, com mais de 20 espécies no país.
Além do debate, a feira oferece um programa recheado de animação, gastronomia e produtos locais. A partir das 11h00 de sábado, o grupo Michel Neves e Amigos animará o recinto, e às 12h00 será a inauguração oficial do evento, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal. À tarde, o grupo “Duo Sanpedro” dará continuidade à animação musical.
No domingo, a festa começa às 10h00 com os Gaiteiros de Penacova, e à tarde, a partir das 14h00, o DJ Banana e o grupo “Carlos Rodrigues” de Arcos de Valdevez garantirão o ambiente festivo. Às 16h00, terá lugar o tradicional Magusto oferecido pela organização.
A Feira da Castanha e do Mel é uma oportunidade para os visitantes apreciarem produtos regionais, como castanhas, avelãs, nozes, pão caseiro, bolos, mel, licores e uma vasta gama de produtos agrícolas. Haverá também uma zona dedicada a produtos artesanais e económicos, com destaque para os enchidos, queijos da Serra da Estrela, vinhos locais e artesanato como cestaria e bordados.
Mário Esteves, da Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ), organizadora do evento, destaca o apoio da Câmara Municipal de Mortágua, da Junta de Freguesia de Espinho e de empresas locais, como a Delta Cafés. Além disso, salienta a dedicação dos cerca de 80 habitantes de Quilho que, de forma voluntária, contribuem para o sucesso da feira.