Coimbra  5 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital muda de instalações

17 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Centro de Saúde de Oliveira do Hospital muda de instalações

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital (CSOH) vai mudar de instalações a partir desta sexta-feira, 18 de Outubro. A nova morada será na antiga escola do 1.º Ciclo de Ensino Básico, situada no centro da cidade, na Avenida Francisco Sá Carneiro. Esta transferência é necessária devido a obras de requalificação no actual equipamento de saúde.

Na terça-feira, 15 de Outubro, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, visitou as novas instalações, acompanhado pelos médicos Rui Pedro Loureiro, coordenador da USF Terras D’Ulvária; Rui Ferreira, coordenador da UCSP; e Maria Guiomar Sarmento, médica de Saúde Pública. Todos expressaram satisfação pelo andamento do processo e pelas condições das novas instalações, que se assemelham ao modelo organizacional previsto para o futuro CSOH.

José Francisco Rolo destacou que as obras vão resultar num equipamento de saúde moderno, que proporcionará melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento de qualidade aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Durante o período das obras, os serviços de saúde públicos de Oliveira do Hospital, incluindo a USF Terras D’Ulvária, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e a Unidade de Saúde Pública (USP), funcionarão nas novas instalações, que foram adaptadas para garantir acessibilidade e conforto.

Rui Pedro Loureiro mencionou que, apesar da necessidade de interromper o trabalho devido à falta de sistema informático, as novas condições são superiores às anteriores. O coordenador agradeceu à Câmara Municipal pelo esforço na criação de um espaço que evita o uso de contentores durante as obras. Rui Ferreira também reafirmou que, nas novas instalações, o processo assistencial será idêntico ao das antigas.

As instalações provisórias incluem sete gabinetes médicos, nove gabinetes de enfermagem, cinco salas de tratamento, duas farmácias e áreas de espera para utentes. A empreitada de ampliação e requalificação do CSOH representa um investimento estratégico de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e incluirá a construção de um novo edifício com três pisos, alinhando-se com as normas actuais de organização do Ministério da Saúde.