Coimbra  1 de Fevereiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Gouveia é o candidato do PS à Câmara de Soure em 2025

16 de Outubro 2024 Jornal Campeão: João Gouveia é o candidato do PS à Câmara de Soure em 2025

O economista João Gouveia confirmou que será o candidato do PS à Câmara de Soure nas autárquicas de 2025, tendo encetado as diligências para a elaboração do programa eleitoral.

“Fui indigitado pela Concelhia de Soure do PS, mas a minha candidatura tem ainda de ser ratificada pela Comissão Política Distrital”, disse à agência Lusa o antigo deputado pelo Círculo de Coimbra.

Com a recente vitória da lista B, liderada por Fátima Nunes, escolhida por uma larga maioria dos militantes do PS de Soure, “ficou claro que um ciclo político estava a terminar” no concelho, acrescentou.

No acto eleitoral realizado no dia 21 de Setembro, a lista B, em que João Eduardo Dias Madeira Gouveia, de 65 anos, se apresentava em segundo lugar, foi contemplada com 927 votos, mais 22 do que a lista A, encabeçada por Rui Fernandes, que averbou 905 sufrágios.

Na última reunião da Concelhia do PS de Soure, no sábado, a maioria dos presentes votou pela escolha de João Gouveia para protagonizar a candidatura do partido à Câmara Municipal, no próximo ano.

“Irei agora coordenar o desenvolvimento de um programa eleitoral adequado à realidade do concelho”, disse João Gouveia, frisando também que, na eleição dos órgãos locais do PS, “ficou claro que estava em causa a escolha de uma equipa de mudança, não de continuidade”, a concorrer às autárquicas do próximo ano.

João Gouveia exerce actualmente o terceiro mandato consecutivo na presidência da Assembleia Municipal de Soure, tantos como Mário Jorge Nunes na liderança do Executivo, sendo do domínio público o clima de conflitualidade, pessoal e política, que tem dividido os dois autarcas nos últimos anos.

Antes da primeira eleição de Mário Jorge Nunes, sempre em listas do PS, para a Câmara Municipal, em 2013, João Gouveia também desempenhou esse cargo em cinco mandatos, tendo sido eleito três vezes pelo PSD, em 1993, 1997 e 2001, e duas pelo PS, em 2005 e 2009.

Posteriormente, esteve durante oito anos na Assembleia da República, enquanto deputado eleito pelo distrito de Coimbra.