Coimbra  2 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Forum Coimbra testa com sucesso plano de segurança interna

14 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Forum Coimbra testa com sucesso plano de segurança interna

O simulacro, realizado no Forum Coimbra, foi concluído com um balanço positivo e teve como objectivo testar o plano de segurança interno do centro comercial.

As operações tiveram como pressuposto a ocorrência de um abalo sísmico durante a noite, com duração de cerca de 30 segundos, seguido de um foco de incêndio devido ao curto-circuito de um cabo eléctrico.

Neste âmbito, foi testada a prestação dos primeiros socorros, busca e salvamento por parte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra e Bombeiros Voluntários de Brasfemes e Cruz Vermelha Portuguesa.

Por sua vez, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal encarregaram-se de controlar o acesso de viaturas, criar áreas de segurança junto a entradas e pontos de encontro, prevenção da criminalidade e operações de busca e salvamento por parte da equipa cinotécnica.

O Instituto Nacional de Emergência Médica foi outra das entidades que participaram no simulacro, que teve como observadores externos o Serviço Municipal de Protecção Civil de Coimbra, a Guarda Nacional Republicana (UEPS) e o ISQ.

O exercício permitiu confirmar a eficácia da resposta do Forum Coimbra perante este tipo de situações, tendo sido cumpridos todos os objectivos definidos. Através do simulacro, foi possível consciencializar os envolvidos sobre os procedimentos a adoptar em caso de sismo e incêndio, testando o desempenho do Forum Coimbra na resposta à emergência.

O Forum Coimbra, gerido pela Multi Portugal, tem uma área bruta locável de 48.000 metros quadrados e é o maior centro comercial da região Centro. Conta com 141 lojas, distribuídas por três pisos comerciais, seis salas de cinema, uma área de restauração com 1.070 lugares sentados e 30 restaurantes e disponibiliza 2.579 lugares de estacionamento gratuitos.