Coimbra  18 de Julho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Space Festival 2024 vai arrancar em Montemor-o-Velho

11 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Space Festival 2024 vai arrancar em Montemor-o-Velho

O Space Festival, dedicado à música experimental e improvisada, está de volta para a edição de 2024, que decorrerá entre 1 e 10 de Novembro.

A edição de 2024 do Space Festival começa em Montemor-o-Velho, nos dias 1, 2 e 3 de Novembro, com uma programação que promete trazer o melhor da música experimental ao público. No dia 1 de Novembro, sexta-feira, Dullmea sobe ao palco às 21h30, seguida por Miguel Pedro com Jorge Coelho às 23h00. No sábado, 2 de Novembro, o duo audiovisual Boris Chimp 504 actua às 17h30, seguido de Pedro Melo Alves e Pedro Branco às 21h30, e da OGBE – Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos às 23h00. Para encerrar a passagem por Montemor-o-Velho, no domingo, 3 de Novembro, Ricardo Martins actua às 15h30, e Michael Formanek’s Living Room encerra o dia com um espectáculo às 17h00.

Após Montemor-o-Velho, o festival segue para outras localidades, com destaque para Castelo de Paiva, Mondim de Basto, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Caminha, ao longo dos dias seguintes.

Durante 10 dias, o festival oferece uma programação diversificada que inclui concertos, espectáculos transdisciplinares, residências artísticas e conversas. Este ano, além dos talentos nacionais, o Space Festival acolhe artistas internacionais como OTTO, trio francês especializado em percussão, e Michael Formanek, contrabaixista americano de renome no jazz contemporâneo, que actuará com os portugueses Rodrigo Amado e João Lencastre.

Entre os artistas portugueses, destacam-se nomes como Dullmea, Ricardo Martins e o trio de Marcelo dos Reis. A programação conta também com ensembles como a OGBE – Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos, e a criação “PHONOSPERMIA”, apresentada pela Sonoscopia.

O festival irá decorrer em mais de 10 espaços, incluindo teatros e locais alternativos como igrejas e centros culturais. A entrada para todas as actividades será gratuita, mediante reserva online, com a possibilidade de donativos voluntários.