Coimbra  12 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival das Sopas & Arroz-Doce: gastronomia e arte animam tarde de sábado em Almalaguês

10 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Festival das Sopas & Arroz-Doce: gastronomia e arte animam tarde de sábado em Almalaguês

No próximo sábado (12) a freguesia de Almalaguês, em Coimbra, vai ter uma tarde repleta de cultura e sabores tradicionais. A partir das 17h00, a Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês (ADCA) inaugura a exposição de arte “Ao Postigo Contigo”. Simultaneamente, estará patente a exposição “Al Mallaki”, dedicada à tecelagem, também na ADCA.

Logo após, às 18h30, o Instituto de Almalaguês abre as portas ao Festival das Sopas & Arroz-Doce, uma oportunidade imperdível para saborear 18 tipos de sopa, desde o tradicional caldo verde à canja, sopa da pedra e sopa de peixe. António Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, sublinha a forte participação das associações locais, que contribuem com 16 das sopas em destaque. O evento também contará com arroz-doce, broa e bebidas à parte.

“O kit inclui uma malga de barro, uma taça de arroz-doce e uma colher, e permite provar todas as sopas que quiser”, explicou António Coelho, referindo que o custo é de 8 euros para adultos e 4 euros para crianças. Todo o lucro será distribuído pelas associações envolvidas, numa iniciativa que visa dinamizar a comunidade e preservar as suas tradições.

Além disso, no local do festival será apresentada a exposição “Os Silêncios Inquietantes”, alusiva ao Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Terceira Idade, composta por uma série de fotografias que convidam à reflexão.

Com uma expectativa de ultrapassar as 800 entradas do ano passado, António Coelho mostra-se optimista: “Com as exposições e o festival, acreditamos que este será um evento ainda mais especial”.

A festa promete unir arte e gastronomia, valorizando a identidade de Almalaguês e fortalecendo o papel das associações locais.