Coimbra  12 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Judoca da ACM de Coimbra venceu Taça da Europa de Seniores em 60kg

9 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Judoca da ACM de Coimbra venceu Taça da Europa de Seniores em 60kg

O judoca da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra venceu, na categoria de 60kg, a Taça da Europa de Seniores, que se disputou no fim-de-semana, em Portimão, com a presença de 19 países e cerca de centena e meia de competidores.

Foi uma vitória sem contestação pela segurança e técnica da prestação desportiva do Bernardo Tralhão Fernandes, judoca da ACM de Coimbra desde os 4 anos de idade e que foi sempre acompanhado e orientado tecnicamente pelo seu treinador, Dr. Fausto Carvalho.

Foram excelentes as prestações e os resultados alcançados pelos judocas nacionais, cuja selecção apresentou um grupo de jovens judocas que apontam, já, para o percurso do Ciclo Olímpico 2024-2028, ao lado dos atletas mais experientes.

Dos competidores presentes é de destacar, o judoca da ACM de Coimbra, Bernardo Tralhão Fernandes, no seu primeiro ano de Sub.23 que, na categoria de 60Kg, encontrou no primeiro combate o atleta francês, Supervielle Gabin, vice-campeão da Taça Europa Sénior de Málaga, em 2023. Bernardo não vacilou e venceu o seu opositor pela pontuação máxima, IPPON, recorrendo ao trabalho técnico no solo (Ne-Waza).

Seguiu-se o atleta português Daniel Viegas, isento na primeira ronda, que o Bernardo superou, também em trabalho técnico de Ne-Waza, vencendo por IPPON. Estava na meia-final, defrontando Caldwell Benjamim, atleta da Grã-Bretanha. Um belo combate com uma prestação de qualidade do Bernardo que lhe proporcionou, mais uma vez um bom trabalho, no solo (Ne-Waza) vencendo, por IPPON, o judoca britânico.

O Bernardo estava na final onde iria defrontar o judoca espanhol, Morales Caballero. Combate técnico e tacticamente bem disputado, mas o Bernardo não perdeu a oportunidade que criou e, de novo, em Ne-Waza, dominou o seu opositor, imobilizando-o, vencendo por IPPON, esta final que lhe assegurou a vitória na categoria e o Pavilhão ouvir, em primeiro, a Portuguesa, Hino Nacional.