A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil conta, este ano, com o maior número de sempre de alunos colocados no ensino superior.
Conhecidos os resultados das fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a EPTOLIVA atingiu um máximo histórico de estudantes colocados, com uma percentagem de cerca de 45% dos alunos que terminaram o seu Curso Profissional, tendo as expectativas sido amplamente alcançadas, uma vez que a maioria dos alunos obteve colocação na primeira opção dos cursos escolhidos.
Em 2024, registaram-se em todos os cursos profissionais que terminaram, alunos colocados no ensino superior. A escolha dos cursos superiores colheu a preferência nas áreas de Turismo, Ciências e Tecnologias, tendo os alunos sido colocados em cursos de Engenharia Informática, Tecnologia Automóvel, Turismo e Gestão Turística Hoteleira, Ciências do Desporto e Gerontologia. Nas áreas Socioeconómica e Artes Visuais, os alunos obtiveram colocação em cursos de Ciências da Arte e Património, Design de Moda, Design de Interiores e Equipamento, Marketing, Comunicação e Cinema, entre outros.
Ainda no que concerne às Instituições de Ensino Superior escolhidas, regista-se a escolha preferencial pela região de Coimbra, destacando-se o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), em especial na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), com mais de 20% dos alunos colocados, mas também outros Politécnicos da Região Centro, como Viseu, Leiria e Castelo Branco, para além das Universidades de Coimbra e da Beira Interior, entre outras.
O presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa congratula-se com mais este novo êxito conseguido pelas alunas e alunos: “Consolida-se como a escola que oferece mesmo o ‘Melhor de 2 Mundos’. Nunca perdendo o seu foco na Certificação Profissional dos alunos para o mercado de trabalho, a EPTOLIVA adapta-se às expectativas e interesses dos alunos e os resultados de acesso ao Ensino Superior superaram todas as expectativas. São o fruto da estratégia de orientação vocacional que a EPTOLIVA tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, que tem como resultado as taxas de acesso ao ensino superior muito acima da média nacional das escolas profissionais. Este é, também, uma prova do reconhecimento da qualidade do ensino na EPTOLIVA, que permite o alcance de excelentes resultados quer ao nível da empregabilidade na área de formação, quer ao nível das metas de acesso ao ensino superior”.
Daniel Costa conclui, desejando a todos que agora ingressaram em cursos superiores, um futuro académico promissor, deixando também um agradecimento a toda a comunidade educativa, professores, pais e encarregados de educação e outros intervenientes, pelo empenho e contributo na consecução de mais este sucesso conjunto.
“Fruto também da estratégia de contribuir para o desenvolvimento da Região Centro, em que a EPTOLIVA se insere, não podemos deixar de destacar, a preferência maioritária por Instituições de Ensino Superior da região de Coimbra, não sendo apenas a proximidade geográfica que explica esta preferência, mas também o retorno, para a EPTOLIVA, do trabalho de colaboração que tem vindo a ser desenvolvido, nos últimos anos, com estas instituições, nomeadamente, através da organização de visitas e sessões de orientação especificamente orientadas para os alunos finalistas, possibilitando a estes, identificar a resposta mais adequada às suas aptidões e motivações”, explica o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa.