Coimbra  6 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Domingos Castro quer transformar Coimbra num pólo de Alto Rendimento para jovens atletas

4 de Outubro 2024 Jornal Campeão: Domingos Castro quer transformar Coimbra num pólo de Alto Rendimento para jovens atletas

O candidato Domingos Castro, à frente do ‘Movimento de Mudança’ nas eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo, agendadas para o dia 12 de Outubro, apresentou uma nova proposta: a criação de um Centro de Alto Rendimento em Coimbra. Este projecto visa acolher jovens atletas pré-universitários e atletas de desporto adaptado.

Domingos Castro, de 60 anos, líder do movimento, já demonstrou o seu empenho em promover o desporto ao longo da sua campanha. Entre as iniciativas anteriores, destacam-se a Casa das Selecções na Marinha Grande, a colaboração com Cândido Barbosa para a construção de uma Pista de Atletismo Coberta em Oeiras e o acordo com a Câmara do Seixal para a criação de uma Pista Coberta Simplificada. Com a proposta do Centro de Alto Rendimento em Coimbra, Domingos Castro pretende dar mais um passo para garantir que “aos atletas nada pode faltar”.

O candidato reuniu-se com o vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, para discutir o projecto. A intenção é aproveitar as infra-estruturas de atletismo existentes, como a pista internacional certificada do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, para proporcionar melhores condições de treino e estadia para os jovens atletas. A ideia é integrar os treinos com os estudos, oferecendo a possibilidade de internato nas residências universitárias da cidade.

“Após a Casa das Selecções e os projectos para as pistas cobertas, trazer um Centro para atletas de alto rendimento e de desporto adaptado para Coimbra será mais uma grande realização da nossa candidatura. Este centro representará um passo importante para que os atletas tenham à sua disposição os melhores recursos, permitindo-lhes continuar a dar grandes alegrias ao nosso país”, afirmou Domingos Castro.

Natural de Guimarães, Domingos Silva Castro é actualmente empresário e foi um atleta de elite durante mais de 20 anos, tendo representado Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos: Seul (1988), Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sydney (2000). Com um palmarés impressionante, destaca-se como vice-campeão do Mundo nos 5 mil metros em 1987, em Roma, e vice-campeão europeu de corta-mato em 1994. É detentor de recordes nacionais nos 20 e 25 km desde 1999 e 1996, respectivamente, e venceu maratonas de prestígio, como as de Paris e Roterdão.

À frente da candidatura ‘Movimento de Mudança’, Domingos Castro propõe uma abordagem que enfatiza a proximidade, o financiamento, o apoio, a rigorosa gestão financeira, a qualidade nas competições e a formação. Ao seu lado, concorrem à direcção Paulo Guerra, Sara Moreira, Rui Ferreira, Sérgio Guedes e Joaquim Santos como vice-presidentes, além de Pedro Oliveira, Albertina Machado, Francis Obikwelu, Carla Sacramento e Carla Tavares como vogais.