Coimbra  23 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Compreender a Ciência do Alívio de Stress: Métodos Naturais para Tranquilidade Diária

26 de Setembro 2024 Jornal Campeão: Compreender a Ciência do Alívio de Stress: Métodos Naturais para Tranquilidade Diária

Todos nós nos sentimos stressados por vezes, mas há formas fáceis de reduzir o stress e, ao mesmo tempo, colher os benefícios para a saúde de sair para a natureza, por exemplo.

Nas nossas vidas ocupadas, nem sempre tiramos tempo para apreciar a natureza e o ambiente circundante – mas isso pode ajudar-nos a sentirmo-nos mais calmos e menos stressados.

O stress é a resposta do nosso corpo às pressões de situações desafiantes da vida, e pode ser um sentimento de estar sobrecarregado ou sob pressão. É normal sentir-se assim por vezes, e uma certa quantidade de stress pode ser saudável. Mas se se sente assim, aliviar os seus níveis de stress fá-lo-ia sentir-se melhor, e entrar em contacto com a natureza pode ajudar.

Para combater eficazmente o stress, é necessário ativar a resposta de relaxamento natural do seu corpo. Técnicas como a respiração profunda, o uso de vaporizador, a visualização, a meditação e o yoga podem ajudar.

4 Métodos Naturais para Combater o Stress

Vamos agora listar alguns dos principais métodos que pode fazer para ter um dia-a-dia mais relaxado.

1. Reduzir a utilização do telemóvel e o tempo de ecrã

Embora os smartphones, computadores e tablets sejam muitas vezes necessários, usá-los com demasiada frequência pode aumentar os níveis de stress.

Passar demasiado tempo em frente aos ecrãs está associado a um menor bem-estar psicológico e a um aumento dos níveis de stress em adultos e crianças.

Além disso, o tempo de ecrã pode afetar negativamente o sono, o que também pode levar a um aumento dos níveis de stress.

Embora por vezes seja difícil de resistir à tentação de ficar a fazer scroll antes de dormir, vai ver os benefícios em pouco tempo.

2. Meditação do corpo

Este é um tipo de meditação que concentra a sua atenção em várias partes do seu corpo. Tal como o relaxamento muscular progressivo, começa pelos pés e vai subindo. Mas em vez de tensionar e relaxar os músculos, concentra-se simplesmente na forma como cada parte do seu corpo se sente, sem rotular as sensações como “boas” ou “más”.

3. Passar tempo na natureza

Passar mais tempo ao ar livre pode ajudar a reduzir o stress e a melhorar o seu bem-estar.

Estudos demonstram que passar tempo em espaços verdes, como parques e florestas, e estar imerso na natureza são formas saudáveis de gerir o stress.

As caminhadas e o campismo são excelentes opções, mas algumas pessoas não gostam – ou não têm acesso – a estas atividades. Mesmo numa zona urbana, pode procurar espaços verdes como parques locais, arboretos e jardins botânicos.

4. Visualização

A visualização, ou imaginação guiada, é uma variação da meditação tradicional que envolve imaginar uma cena em que se sente em paz, livre para libertar toda a tensão e ansiedade. Escolha o cenário que mais o acalma, quer seja uma praia tropical, um local favorito de infância ou um bosque tranquilo.

Pode praticar a visualização sozinho ou com uma aplicação, ou transferência de áudio para o guiar através das imagens. Também pode optar por fazer a visualização em silêncio ou usar ajudas auditivas, como música relaxante ou uma máquina de som ou uma gravação que corresponda ao cenário escolhido: o som das ondas do mar se escolheu uma praia, por exemplo.